Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano é um campo da Psicologia que é muito importante na área da Educação, pois o desenvolvimento é uma preocupação que requer qualificação das pessoas no ambiente detrabalho.

Em sua origem o desenvolvimento das pessoas em quatro aspectos: físico-motor (maturação neurofisiológica), intelectual (capacidade de pensamento), afetivo-emocional (é o modo particulardo individuo com suas experiências) e social (é a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas).

Entre as teorias destacam-se de Piaget chamada de epistemologiagenética que o conhecimento resulta das interações que se produzem entre sujeito e objeto. Piaget afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento em que nascem ate a idade adultaconsiderando as estruturas cognitivas de cada pessoa e também a variedade de estímulos.

DESENVOLVIMENTO

A teoria de Vygotsky destaca dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial.Real: aquela aprendizagem que já se tornou conhecimento, aquilo que a pessoa já sabe.

Zona de Desenvolvimento Potencial: a criança não consegue fazer sozinha, precisa de um auxilio de outra pessoa.O que destaca na teoria do autor é a zona de desenvolvimento proximal ZDP é um processo intermediário do nível do desenvolvimento real com o potencial.

Vygotsky afirma que (1988, p.15) “aquilo queé zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã”.

O educador pode orientar o aprendizado no sentido de adiantar o desenvolvimento potencial de uma criança,tornando-o real.

O pensamento de Vygotsky para a escola tem que trabalhar três vertentes: interação, linguagem e ZDP.

Já na teoria de Piaget afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desdeo momento em que nascem até a idade adulta. Os estágios são:

1° estágio: sensório-motor recém-nascido de 0 a 2 anos ( a criança conquista seu mundo através da percepção e dos movimentos.

2°...
tracking img