A verdadeira origem dos contos de fadas

A VERDADEIRA ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS

RESUMO: Este artigo realiza uma reflexão sobre a origem dos contos de fadas, apresentado as diversas versões das estórias contadas ate hoje,focando sua análise na questão da importância de se trabalhar os contos de fadas na infância explorando a fantasia.

PALAVRAS-CHAVE: Os contos de fadas, Fantasia, Literatura, CharlesPerrault.

                           
1 – INTRODUÇÃO

Um grande desafio, sempre, encontrado por pais e educadores na criação de uma criança é ajudá-la aencontrar significado e compreensão da própria vida e assim a constituição de sua maturidade psicológica. Uma ferramenta para isto seria a literatura infantil, que prende a atenção da criança,desperta a sua criatividade, estimula a imaginação, ajuda no desenvolvimento do intelecto, esclarece algumas emoções e sentimentos, além de sugerir soluções para os problemas abordados. Para isto, aliteratura nos oferece, entre outros gêneros, os Contos de fadas, que apresenta problemas interiores dos seres humanos e soluções coerentes, independentes de época ou lugar, dentro da compreensão infantil.2. A FUNÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA LITERATURA INFANTIL.

Através dos contos de fadas podemos trabalhar o comportamento moral e conceitos éticos, intrínsecos dasociedade, de modo significativo. Para isto, a história não pode ser muito complexa e longe da compreensão infantil nem muito simples para que não imbecilize a criança. O valor do conto de fadas para acriança é destruído se alguém detalha os significados. Todos os bons contos de fadas têm significados em muitos níveis; só a criança pode saber quais significados são importantes pra ela no momento. Àmedida que cresce, a criança descobre novos aspectos destes contos bem conhecidos, isto lhe dá a convicção de que realmente amadureceu em compreensão, já que a mesma estória agora revela tantas coisas...
tracking img