A verdadeira origem dos contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1868 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A VERDADEIRA ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS

RESUMO: Este artigo realiza uma reflexão sobre a origem dos contos de fadas, apresentado as diversas versões das estórias contadas ate hoje, focando sua análise na questão da importância de se trabalhar os contos de fadas na infância explorando a fantasia.

PALAVRAS-CHAVE: Os contos de fadas, Fantasia, Literatura, CharlesPerrault.

                           
1 – INTRODUÇÃO

Um grande desafio, sempre, encontrado por pais e educadores na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado e compreensão da própria vida e assim a constituição de sua maturidade psicológica. Uma ferramenta para isto seria a literatura infantil, que prende a atenção da criança,desperta a sua criatividade, estimula a imaginação, ajuda no desenvolvimento do intelecto, esclarece algumas emoções e sentimentos, além de sugerir soluções para os problemas abordados. Para isto, a literatura nos oferece, entre outros gêneros, os Contos de fadas, que apresenta problemas interiores dos seres humanos e soluções coerentes, independentes de época ou lugar, dentro da compreensão infantil.2. A FUNÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA LITERATURA INFANTIL.

Através dos contos de fadas podemos trabalhar o comportamento moral e conceitos éticos, intrínsecos da sociedade, de modo significativo. Para isto, a história não pode ser muito complexa e longe da compreensão infantil nem muito simples para que não imbecilize a criança. O valor do conto de fadas para acriança é destruído se alguém detalha os significados. Todos os bons contos de fadas têm significados em muitos níveis; só a criança pode saber quais significados são importantes pra ela no momento. À medida que cresce, a criança descobre novos aspectos destes contos bem conhecidos, isto lhe dá a convicção de que realmente amadureceu em compreensão, já que a mesma estória agora revela tantas coisasnovas para ela. Isto só pode ocorrer se a criança não ouviu uma narrativa didática do assunto. O conto de fada transmite à criança, de forma lúdica, que a luta contra dificuldades na vida é inevitável e faz parte da existência humana, mas que é necessário enfrentar os problemas e superar os obstáculos, alcançando s objetivos e assim viver feliz para sempre.

3. A ORIGEM SANGRENTA DOSCONTOS DE FADAS.

Através dos séculos, os contos de fadas foram sendo recontados e cada vez mais refinados, sendo adequados a todos os níveis da personalidade humana, atingindo desde a criança ingênua até o adulto sofisticado. Porém nem sempre foi assim, esses contos infantis são baseados em narrativas de moradores que passavam as noites contando e ouvindo estórias banhadas emsangue, sexo, fome, canibalismo, medo, vingança e morte. Esses contos foram sendo recontados por gerações através de anos até que um dia escritores como Charles Perrault, Lewis Carroll e os Irmãos Grimm registraram as estórias.
A estória de Perrault em 1889 começa como nas outras versões contando que a avó fizera uma capinha vermelha com chapéu para neta o que levou a menina serconhecida por este nome. Um dia, a mãe mandou capinha vermelha levar doces para a vovozinha que estava doente. O caminho da menina passava por uma floresta, onde se deparou com o lobo. Este, na ocasião não se atreveu a devorá-la porque havia lenhadores na floresta. Por isso perguntou a capinha vermelha para onde ela ia ao que ela respondeu. O lobo perguntou o lugar exato onde morava a avó e a meninainformou-lhe. Então ele disse que iria visitar a avó e partiu rapidamente, enquanto a menina se retardava pelo caminho. O lobo consegue entrar na casa da avó fingindo ser capinha vermelha e engole imediatamente a velhinha. Nessa estória o lobo não se disfarça de avó. Simplesmente deita na cama dela. Quando capinha chega, o lobo pede-lhe que se deite com ele. Capinha vermelha tira a e roupa e...
tracking img