Gerenciamento de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

Toda empresa que possui um planejamento correto possui um sistema de acumulação de custos ,pois é através deste sistema que a empresa medirá o tipo ou método de custo a ser adotoda e seguido pela empresa.Existe dois sistemas básicos de produção: O SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMEDA e O SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA.
O sistema de produção por encomenda secaracteriza pela não continuidade de produtos não padronizados.o sistema de produção por encomenda possui a característica de que sua produção é maior , podendo ainda o cliente interferir na mercadoria, moldando-a a seu gosto e de acordo com a sua vontade e necessidade.
O sistema de produção contínua já se caracteriza pela produção em série de produtos que são padronizados como

Estes doissistemas possuem também dois sistemas básicos de acumulação de custos que são:
• SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO
• SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR PROCESSO

O sistema de acumulação por ordem de produção será utilizado quando a empresa tiver um sistema produtivo predominante descontínuo,ou seja, quando adotar um sistema de produção por encomenda produzindo bens eserviços não padronizados e de forma que seja específico a cada pedido de seu cliente. Neste caso os custos são acumulados separadamente segundo ordens específicas emitidas pelo Departamento de controle de produção que analisará os indicadores dos resultados de lucros ou prejuízos gerados pela encomenda efetuada.
A natureza da contabilidade do sistema de ordem de produção
Para processarcontabilmente os custos por ordem de produção cada elemento de custo é coletado separadamente para cada trabalho desenvolvido.
Formulário da ordem de produção
Esta é a parte central deste sistema que é o que fornece o registro do material direto,mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação.Neste formulário deve conter: número da ordem de produção;descrição do produto a ser fabricado;data daemissão,término previsto e término real;seção para registrar o material direto utilizado;seção para registrar a mão direta; seção para registrar os custos indiretos de fabricação;sumário dos custos;preço de venda e o quadro para apuraros resultados(lucro ou porejuízo)
Características do processo contábil da ordem de produção
1. As ordens de produção são mantidas e seus custos mantidos paracada lote de produto manufaturado.
2. Os custos indiretos de fabricação são lançados inicialmente às contas departamentais (quando existirem)
3. A conta de estoque de produtos em processo de elaboração é utililizada para registrar todos os custos,os produtos manufaturados e aquele que ainda estão em proceso de fabricação.
4. A distinção entre custos diretos e indiretos .O sistema por ordem de produção pode ser desvantajoso se o seu custo administrativo for elevado.Por que este sistema exige trabalho considerável no ambito administrativo para o registro de informações nas ordens de produção; Necessita permanentemente de um controle para vericação de material direto e a mão de obra direta foram corretamente lançadops na ordem de produção; e quando um embarqueparcial é efetuado(durante o mês) antes de se completar a ordem de produção.
Vale ressaltar que para o sistema de acumulação de custos por ordem de produção ser complemeto deve-se considerar:
Material direto
.Mão de obra direta
.Custos indiretos de fabricação
.Relatório no sistema de ordem de produção
.Balanço e análises comparativas
.Registrodas ordens de produção concluídas

O sistema de acumulação por processo será utilizado quando a empresa produzir bens serviços em série e todos seus produtos são fabricados para o estoque .Uma unidade de produção é exatamente identica à outra e todos os procedimentos da fabricação são padronizados.Usa-se neste sistema o custo médio unitário.

Características do processo contábil...
tracking img