Trabalho engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LUDMILA PEREIRA DUARTE

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Governador Valadares 12/01/2011

LUDMILA PEREIRA DUARTE

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho referente à disciplina de Engenharia de Software Curso de Pós-Graduação – Lato Sensu - ESAB Realizado pela aluna Ludmila Pereira Duarte

1

INTRODUÇÃO A Engenharia de Software é uma disciplinada engenharia que se ocupa de todos os aspectos daprodução de software. Isso vai desde os estágios iniciais de especificação de um sistema, até manutenção para que esse mesmo software sobreviva ao longo do tempo. O desenvolvimento de um software é uma atividade complexa e vital para obter o sucesso de um sistema informatizado. A Engenharia de Software justamente tenta através dos princípios básicos de outras engenharias trazerem um pouco mais deluz para essa atividade complexa. A Engenharia de Software é constituída de metodologias, métodos e ferramentas que permitem ao profissional especificar, projetar, programar e manter sistemas, avaliando e garantindo as qualidades especificadas pelos usuários, pois utilizando as tecnologias adequadas, e com as melhores práticas, podemos atender aos desafios.

.

2

Desenvolvimento

Osatributos de um bom software refletem seu comportamento quando em funcionamento. Como exemplos temos o tempo de resposta do software à consulta de um usuário e a facilidade de compreensão do código do programa. Esses mesmos exemplos também podem ser chamados de atributos não funcionais.

Facilidade de Manutenção: O software deve ser escrito com a finalidade que ele possa evoluir para atender àsnecessidades mutáveis dos clientes. Esse é um atributo crucial, pois as modificações em um software são uma conseqüência inevitável de um ambiente de negócios em constante mutação.

Nível de Confiança: O nível de confiança do software tem características que incluem confiabilidade, proteção e segurança. O software confiável não deve ocasionar danos físicos ou econômicos, no caso de um defeito nosistema.

Eficiência: O software não deve desperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. A eficiência, portanto, inclui a rapidez de resposta, o tempo de processamento, a utilização da memória, entre outros.

Facilidade de Uso: O software deve ser utilizável, sem esforços indevidos, pelo tipo de usuário para quem foi projetado. Isso significa que ele deve dispor de umainterface apropriada com o usuário e de documentação adequada.

A Engenharia de Software basicamente tenta apresentar processos, ferramentas e métodos que permitam desenvolver de forma racional e controlável um software. Todo o foco é a Qualidade, utilizando um método eficaz e o uso de ferramentas adequadas.

3

Os Modelos de Processo de Software descrevem basicamente as principais etapas dodesenvolvimento de software, desde a produção até a sua própria manutenção. Existem vários Modelos de Processo de Software, mas praticamente todos eles seguem o princípio das três principais macro-etapas:

Requisitos - o analista deve obter respostas a várias perguntas junto aos usuários: O que exatamente se espera que seja feito? Qual a abrangência do software? Quais os limites, ou o escopo dosistema? Por que se faz aquilo daquela forma? Quais as restrições que existem nos procedimentos e dados utilizados? E muitas outras.

Projeto/Desenvolvimento - o analista faz especificações técnicas detalhando a solução criada para atender ao usuário conforme os requisitos anteriores. Os programadores codificam os programas em alguma linguagem de programação. Deve-se testar os programasexaustivamente para atingir um alto nível de qualidade, e após isso liberá-los para o uso.

Implantação/Manutenção - na implantação do software pode ocorrer vários problemas não previstos nas fases anteriores. E a manutenção permanecerá durante toda sua vida útil e pode ocorrer motivada por 03 fatores: a correção de algum problema existente no software, sua adaptação decorrente de novas exigências...
tracking img