Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?
Os estudos realizados através da psicologia do desenvolvimento colaboram significativamente para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação do indivíduo como sujeito social. Conhecer esses aspectos e a evolução humana permite que os professores compreendam seus alunos nas suas características globais,permitindo desta maneira compreender o modo de agir e pensar da criança e melhorar sua qualidade de trabalho em seu cotidiano.
2 – Como a Psicologia Soviética de Vygotsky define o processo de formação da consciência humana?
Vygotsky compreende que a formação da consciência humana se desenvolve a partir do contexto cultural e das relações sociais. O conhecimento é construído de forma coletiva.
3– Quais motivos levaram Vygotsky a se interessar pela Psicologia?
Devido ao seu contato com crianças que sofriam de problemas congênitos e ele queria ajudá-las encontrando alternativas para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças.
4- Quais as características da psicologia materialista defendida por Vygotsky?
A psicologia materialista procurava entender os fenômenos e o psiquismo humano. Apartir da interação dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento. O homem em uma relação dialética era ao mesmo tempo produto e produtor das relações sociais. O cérebro, para os materialistas, não era somente um órgão, mas também um sistema aberto e flexível cujo funcionamento era construído na própria história dos homens. O desenvolvimento biológico não era descontextualizado, maspensando em uma relação direta com o desenvolvimento social. Sendo assim, a cultura transformava as pessoas, seus valores e representações.
5- De acordo com a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, como ocorre a construção da inteligência?
A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Essa teoria considera que é por meio das suas interaçõescom outros seres humanos que o homem se constrói. Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida.
6 – Para Vygotsky, como a criança interioriza o mundo ao seu redor?
Para Vygotsky, a criança interioriza o mundo ao seu redor através da linguagem, o uso dos signos e da imitação.
7 – Explique o que Vygotsky querdizer com “formas típicas de comportamento humano”.
Vygotsky considerava que as formas típicas do comportamento humano não estão prontas ao nascimento e se desenvolvem no decorrer da vida. Como formas típicas de comportamento humano temos: a capacidade de solucionar problemas; o uso da memória; a formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem.
8- Para Vygotsky , quais são as funçõessuperiores psicológicas ?
A capacidade de solucionar problemas; o uso da memória; a formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem
9- Como Vygotsky caracteriza o processo de internalização?
Vygotsky (1984, p. 63) caracteriza o processo de internalização como uma “reconstrução interna de uma operação externa”. Ou seja: a humanidade está sempre em constante movimento de recriação e dereinterpretação de conceitos e significados. Oliveira (1997) considera que a cultura é um “palco de negociações” em que os sujeitos compartilham idéias e conhecimentos e reelaboram significados. Portanto, quando os indivíduos se apropriam da cultura de seu povo, não o fazem de forma passiva e estática.
As atividades externas vão sendo absorvidas internamente, ao que Vygotsky denomina processosinterpsicológicos, e também vão sendo reapresentadas em processos intrapsicológicos. Dessa maneira, Vygotsky considera que o desenvolvimento ocorre do social para o individual. Nesse processo, a linguagem exerce um papel expressivo na constituição das pessoas.
Portanto, pode-se verificar que a forma da criança adquirir conhecimento e consciência é através da participação ativa nos elementos simbólicos da...
tracking img