Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Tocantins
Campus de Porto Nacional
Psicologia da Aprendizagem
Estudo Dirigido
1- Descreva as principais características dos períodos sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Sensório-motor
Primeiro estágio que dura do nascimento ao 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motore aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório-motor, pois o bebé adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo sãoconstruídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
- a exploração manual e visual do ambiente;
- a experiência obtida com ações, a imitação;
- a inteligência prática (através de ações);

- ações como agarrar, sugar, atirar bater e chutar;
- as ações ocorrem antes do pensamento;
Pré-operacional

O segundo estágio de desenvolvimento considerado porPiaget é o estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos 2 anos de idade até os 6.
Nesse período, as características observáveis mais importantes são:
- inteligência simbólica;
- o pensamento egocênctrico e intuitivo;
- a centração (apenas um aspecto de determinada situação é considerado);
- a confusão entre aparência e realidade;
- a noção de irreversibilidade;Operatório concreto

No estágio operatório concreto, que dura dos 7 aos 11 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos.
Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade,..., já sendo capaz derelacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.

- Por volta dos 7 anos, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável;
- Surge a capacidade de se fazer análises lógicas;
- A criança ultrapassa o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com ossentimentos e as atitudes dos outros;

Operatório formal

No estágio operatório formal (ou operacional formal) - desenvolvido a partir dos 12 anos de idade, a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato.
As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.
A representaçãoagora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.

Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento etornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Um dos pontos principais  que Piaget enfatiza é que os jogos são essenciais na vida da criança.  Ele  diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa. Segundo Piaget os jogos não são apenas uma forma de desafogo ouentretenimento para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
2- Explique o que é: Assimilação e Acomodação
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências...
tracking img