Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
(Aula do dia 04/06/2011 – Pólo de Itupeva)
...” Apenas os sentimentos são capazes de transformar uma aula numa experiência pessoal, porque nesse caso os conteúdos a aprender passarão a significar alguma coisa para o aluno.” Gilson Tavares


1 – Qual o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento?
Esta área de conhecimento daPsicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
Existem varias teorias do desenvolvimento em Psicologia. Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas comgrupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta. Dentre essas teorias, destaca-se a de Jean Piaget (1896-1980), psicólogo e biólogo suíço, pela sua produção contínua de pesquisas, pelo rigor científico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria,principalmente no campo da Educação. A teoria deste cientista será a referência para compreendermos o desenvolvimento humano, para respondermos as perguntas “como” e “por que” o indivíduo se comporta de determinada forma, em determinada situação, neste momento de sua vida.


2 – Por que é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite dois motivos

Estudar o desenvolvimento humano significaconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.
A criança não é um adulto emminiatura. Ao contrário, apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano.
Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação dasestruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
[pic]




3 – Quais os fatores que influenciam o desenvolvimento? Caracterize cada um deles


Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles:
Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver. Existem pesquisas quecomprovam os aspectos genéticos da inteligência. No entanto, a inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra.
Crescimento orgânico - refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. Pense nas possibilidades dedescobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação a quando esta criança estava no berço com alguns dias de vida.
Maturação neurofisiológica - é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que acriança de 2, 3 anos não tem. Observe como ela segura o lápis.
Meio - o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma...
tracking img