Modelagem de cargo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MODELAGEM DE CARGOS E GETÃO DE DESEMPENHO HUMANO
A gestão de pessoas, hoje, possui um papel significativo o qual desenvolve, organiza e orientam as pessoas dando suporte ao comportamento humano nas organizações. Segundo Ficher: “Toda e qualquer organização depende, em maior ou menor grau, do desempenho humano para o seu sucesso. Por esse motivo desenvolve e organiza uma forma de atuação sobreo comportamento que se convencionou chamar de modelo de gestão de pessoas”. (2002, p11) 041) 91425864
A partir desse conceito o modelo de gestão de pessoas analisará duas formas de desenvolver o comportamento das pessoas nas organizações, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho humano. E estas são de estrema importância para que os trabalhos sejam bem elaborados e executados peloscolaboradores com eficiência e eficácia.
A modelagem de cargos é a maneira pela qual a organização dá orientações das atribuições de cada colaborador, segundo Chiavenato, “O desenho de cargo envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos”. (2010, p198)
Portanto, a modelagem de cargos abrange toda estrutura a qual busca atender osrequisitos necessários da execução do conteúdo de cada cargo para que o colaborador possa desempenhar o trabalho com competência. A modelagem possibilita ao funcionário a compreensão dos processos pertinentes as suas atividades naquele determinado cargo como: utilização dos recursos, sistemas de informação utilizada pela empresa, tecnologia e dentre outros recursos.
Através da especificação doconteúdo do cargo, dos métodos utilizados, delimitação e sua influência com os outros cargos presentes na organização. Defini-se a limitação de cada cargo estabelecendo a estrutura organizacional e determinando as condições básicas de cada cargo e os processos do trabalho a ser executado.
A atividade de modelagem de cargos faz o detalhamento das tarefas que o ocupante deve realizar, dentre eles adescrição de cargos; as atribuições que precisam ser desempenhadas; o seu superior, ou seja, aquele o qual deve se dirigir, o grau de responsabilidade que o cargo exige; quais são os seus subordinados ou pessoas dependentes do seu trabalho. Segundo Chiavenato, “No fundo o desenho dos cargos representa o modelo pelo qual, os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades,departamentos e organizações.” (2010 p241). Fazendo a integração das pessoas e dos cargos proporcionando o atendimento dos objetivos da organização.
Sendo assim, a modelagem de cargos atende aos requisitos necessários para que o colaborador possa agir com responsabilidade, liberdade e compromisso de acordo com a atribuição do seu cargo. Para que haja um melhor resultado na modelagem de cargos, não bastasó descrevê-los, mas também é necessário fazer uma avaliação dos procedimentos realizados pelos colaboradores.
Toda empresa que deseja alcançar os seus objetivos com excelência, precisa estar constantemente avaliando o desempenho das atividades executas pelos seus funcionários.
A prática da avaliação de pessoas no ambiente empresarial é freqüentementeassociada a um instrumento específico de gestão: a avaliação de cargos de desempenho. Pronunciar o termo avaliação é suficiente para remeter as pessoas quase instantaneamente a tal instrumento, cujo propósito é verificar quanto o profissional se adapta aos objetivos da empresa e às demandas e exigências do trabalho. Hipólito e Reis (2002 p73).

Acompanhar todosos processos que compõem a dinâmica do grupo no ambiente de trabalho, a avaliação é realizar a avaliação através da comparação dos resultados alcançados, se estão de acordo com os objetivos da empresa e desempenhados da melhor forma. Para entendermos um pouco sobre o conceito de avaliar podemos observar a nossa realidade no nosso cotidiano, observando a necessidade que temos de está em...
tracking img