Prototipia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ECONOMICAS E ADMINISTRATIVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

PROTOTIPIA

Trabalho da disciplina deAdministração da ProduçãoI

Acadêmicos:
Cléia Bernardi, Renata Anzibeiro

Caxias do Sul
2009

Sumário

1. Introdução 3
2. Protótipo 4
2.1 Storyboarding 5
2.2 Protótipo em papel 5
2.3 Feiticeiro de Oz 6
2.4 Máquina de cenários 6
3. Benefícios de Prototipagem 7
4. Problemas de Prototipagem 8
5. Implementação deprotótipos 9
5.1 Prototipagem de baixa fidelidade 9
5.2 Prototipagem de alta fidelidade 10
6. Conceito – Prototipagem rápida 11
7. Aplicações 17
8. Histórico 18
9. Conclusão 24
10. Bibliografia..............................................................................................................25

Introdução

 
Nos últimos anos surgiu uma nova família de máquinasaltamente inovadoras que permitem, com tecnologias e materiais diferentes, obter um protótipo de um modelo ou de um molde, de maneira precisa e rápida a partir do modelo sólido gerado no sistema CAD 3D. Tais máquinas, conhecidas como máquinas de Prototipagem Rápida, permitem obter peças físicas acabadas, de modo automático, de qualquer forma e em dimensões finais, com complexidade e detalhes que nãopermitiriam sua obtenção em máquinas convencionais de usinagem, ou tornariam sua execução demorada ou complexa em centros de usinagem numericamente comandados.
Dessa forma, tais máquinas possibilitam uma maior velocidade e menor custo na obtenção de protótipos se comparado aos processos tradicionais de usinagem. Além disso, em certos casos estas técnicas permitem a obtenção de matrizes capazes deproduzir uma quantidade limitada de peças, ideal para o emprego na produção de lotes pilotos. Tal tecnologia possibilita que as empresas possam desenvolver produtos mais rapidamente (menor time to market) e com menor custo, e, principalmente, com um acréscimo na qualidade por meio de uma melhor avaliação do projeto. Leva também à uma diminuição das incertezas e riscos . É o caso do ferramental,por exemplo, cujo risco de perda por falhas no projeto diminui drasticamente e também, do produto que, uma vez tornado físico pode ser melhor avaliado antes da decisão de dar continuidade ao seu desenvolvimento.

Protótipo

Protótipo é uma versão inicial do sistema final que está disponível da fase inicial do processo de desenvolvimento. Quando o sistema final é hardware é comum oprotótipo servir para testar o design do sistema. Mas se o sistema final for software a sua mais comum utilização é na elucidação e validação dos requisitos. Assim sendo, é fundamental que este seja desenvolvido rapidamente. Consequentemente, algumas funcionalidades serão sacrificadas com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do protótipo que em seguida se destaca: facilidade de manutenção,qualidade, performance, fiabilidade.
Um protótipo é um sistema de demonstração que se apresenta aos utilizadores e Stakeholders (Os Stakeholders são as pessoas ou organizações que são de alguma forma afetadas pelo sistema e/ou que tem diretamente ou indiretamente influência nos requisitos do sistema) de forma a validar os requisitos conhecidos ou obtê-los quando os requisitos conhecidos são vagosou indefinidos. Um protótipo pode ser usado como meio de comunicação entre os diversos membros da equipe de desenvolvimento ou mesmo como meio de nós mesmos testarmos a nossas idéias.
A prototipagem tem influência em duas atividades do processo de engenharia de requisitos, a atividade de identificação e descoberta de requisitos e na atividade de validação de requisitos. A experiência de os...
tracking img