Prototipia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prototipia.

Sumário
Introdução. 3
Prototipagem. 4
O Protótipo. 4
O Mock-up. 5
Mock up x Protótipo. 5
Prototipagem Rápida. 6
Histórico. 6
Principais Sistemas de Prototipagem Rápida. 7
Estereolitografia (SL) 7
Manufatura de Objetos em Lâminas(LOM) 8
Sinterização Seletiva a Laser (SLS) 10
Modelagem por Fusão e Deposição (FDM) 10
Cura Sólida na base (SGC) 11Conformação Próxima ao Formato Final via Laser(LENS) 12
Impressão Policromática 3D (3DP) 13
Conclusão. 15
Bibliografia. 16

Introdução.

Atualmente, no mundo dos negócios é a cada dia maior a exigência por melhores produtos e serviços. Isso faz com que as empresas aperfeiçoem seus produtos e serviços, não só pela presença cada vez maior da concorrência, que não é mais local, e simglobal. Mas também, porque os clientes já não se contentam com o que está disponível no mercado, querem produtos personalizados, com o design e a funcionalidade adaptados a sua realidade.
É diante desse novo contexto de mercado que surge a prototipia, que consiste em testar os recursos e requisitos de um produto antes de fabricá-lo. É uma espécie de maquete (arquitetura), que nos permite ter umavisão geral do projeto como um todo.
Neste trabalho buscaremos abordar os conceitos, objetivos e as principais tecnologias que fazem este processo possível.

Prototipagem.

A prototipagem é a versão inicial do que poderá vir a ser o modelo final do produto/ componente ou sistema de informação. Atualmente, ela é aplicada em diversas áreas do conhecimento, mas, tem sempre os mesmo objetivos:redução de erros e riscos e aperfeiçoamento do produto. Neste processo são trabalhados todos os requisitos, por isso, este requer a participação direta do cliente, para assim informar ao desenvolvedor as funcionalidades exigidas.

O processo de prototipagem passa pelas seguintes etapas:

1. Coleta e refinamento dos requisitos.

2. Projeto rápido.

3. Construção do protótipo.4. Avaliação do protótipo pelo cliente.

5. Refinamento/ melhoria do protótipo.

6. Engenharia do Produto.

O Protótipo.

Palavra que deriva do grego “protopypus”, cujo significado é “primeira impressão”. Ou seja, é um produto que ainda não foi comercializado, mas que está em fase de testes ou planejamento. Os protótipos podem ser físicos ou virtuais.
Protótipos são amostrasidênticas ao que deve ser o produto final, protótipo é o projeto concretizado em suas formas; o protótipo é tangível e auxilia nas simulações funcionais do produto para se esgotar as possibilidades de melhorias e aperfeiçoamento. O protótipo é a concepção materializada de uma idéia que foi trabalhada em atender necessidades específicas.
Os protótipos servem como referência cognitiva quando tratamosde entender se estes servem ao que foi proposto no projeto. Além disso, podem auxiliar na avaliação dos riscos e redução da incerteza sobre os seguintes aspectos:
- A viabilidade de negócio de um produto que está sendo desenvolvido;
- A estabilidade ou o desempenho da tecnologia-chave;
- Compromisso do projeto ou provisão de fundos: criação de um pequeno protótipo de prova de conceito;
- Oentendimento de requisitos;
- A aparência do produto, sua usabilidade;

O Mock-up.

É um molde para teste em tamanho natural feito de madeira, papelão ou outro material com a finalidade de experimentar, ou seja, saber onde são os pontos fracos e fortes em uma idéia, um projeto. Para tanto, são usados materiais mais baratos e formas mais simples de produzi-lo. O mock-up antecede o protótipo.O mock up permite a simulação da idéia de um produto, proporcionando uma visão geral do mesmo, e a clarificação dos conceitos.

Mock up x Protótipo.

Os mock ups devem reproduzir da maneira mais fiel o possível, em tamanho real ou em escala, a ideia do produto, mas não é preciso que reproduzam suas funcionalidades, por isso, na maioria das vezes, como já foi citado acima, são feitos em...
tracking img