Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomás de Aquino é apontado pelos historiadores como um dos principais responsáveis por ditos populares atuais, inclusive os que usamos em português (os ditos feitos por filósofos que escreveram emlatim tiveram mais sucesso na sua universalização, é claro). Há alguns ditos dele que realmente fizeram sucesso: “crie a fama e deite na cama”, “uma andorinha sozinha não faz verão”, “para frente é quese anda” e “cada ovelha com sua parelha”. Não é difícil perceber, com um pouco de leitura (usando um manual de filosofia), como essas frases fazem sentido no campo filosófico de fusão entre ocristianismo e a cultura aristotélica. E o segredo delas terem sucesso é que, mesmo fora do campo filosófico dos filósofos, podem se transformar em “filosofia popular”. Competem de igual para igual com o queseria o típico apenas da filosofia oriental. Por exemplo, podemos lembrar aqui de Confúcio: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”. Não tem a ver com as frases deAquino?

Um dito popular que veio diretamente da Bíblia é o “santo da casa não faz milagre”. Outro, também de inspiração bíblica: “melhor um cachorro vivo que um leão morto”. E mais um: “daí a César o queé de César”.

Mil exemplos e mil histórias vêem à mente quando lemos a frase de Diderot. No popular, e certamente mais geral, ela teria tradução nesta daqui: “a inveja é uma *****”. Esta, por suavez, é reconhecidamente do âmbito que denominamos de “filosofia de pára-choque de caminhão”. Há como negar que a inveja é uma *****?

Frases como “nada é tão difícil de ser perdoado quanto otalento”, da filosofia dos filósofos, e frases como “a inveja é uma *****”, da filosofia do caminhoneiro, têm o quê em comum? Uma coisa preciosa: elas não conseguem ser desmentidas. Não temos força contraelas. Quanto mais pensamos nelas, mais exemplos a seu favor surgem aqui e acolá. Uma boa reflexão filosófica seria esta: de onde vem a força de tais frases?

Os adágios são importantes na vida de...
tracking img