Proposta de monitoramento de controles internos no banco panamericano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta de monitoramento de controles internos no Banco Panamericano


TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Matéria cursada: Gestão de custos I


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO............................................................................................ 3
1.1 Contextualização e objetivos do trabalho……………………………… 3

2 REFERENCIALTEÓRICO...................................................................... 4
2.1 O grupo Silvio Santos e o Banco Panamericano……………………… 4
2.2 Controles internos: conceito e relevância…………………………….... 6
2.3 Centro de Serviços Compartilhados (CSC)…………………………….. 6
2.4 Monitoramento de processos…………………………………………….. 8
2.5 Decisões gerenciais: implementação de um CSC………………………….. 8


3CONCLUSÃO................................................................................................. 9

REFERÊNCIAS............................................................................................ 10



















1 INTRODUÇÃO


1.1 Contextualização e objetivos de pesquisa


O tema deste trabalho representa uma análise do caso do Banco Panamericano sendo que aborta os conceitos de controles internos daempresa, abordando a questão da gestão de custos em uma instituição que sofreu as interpéries de uma organização pela qual faltam controles adequados e monitoramento dos controles. O objetivo do trabalho é determinar sugestões de melhoria do ambiente de controles através de um efetivo e robusto processo de monitoramento de controles, através da criação de um centro de serviços compartilhados definanças para todo o Grupo Silvio Santos.
Considerando que a contabilidade de custos deve prover informações, não apenas sobre os aspectos financeiros, mas sobre outros tópicos importantes tais como atividades gerenciais e produtivas, o tema está inserido na area de gestão de custos pois, o trabalho contemplará uma empresa do ramo de finanças de grande porte que pecou por não conter atividades demonitoramento para diversas áreas da empresa, inclusive a área de custos. O principal propósito da gestão de custos consiste em dar suporte ao planejamento e controle de atividades, ao processo decisório e à avaliação de resultados, as limitações organizacionais e estruturais dos sistemas de custos dificultam a geração de informações gerenciais e tomadas de decisão baseadas em dados consistentes.Nos últimos anos temos visto diversos problemas com empresas que possuem capital aberto em bolsas de valores e também, empresas que passam por auditorias externas.O Banco Panamericano é um exemplo disso no Brasil, pois fraudou os saldos das contas de contas a receber, maquiando seu balanço em aproximadamente R$ 2,5 bilhões.
As empresas que se sujeitam à fraudes e maquiagens contábeis, nunca sepreocuparam verdadeiramente com controles, negociando apenas o mínimo necessário para estar dentro da lei na publicação de seus balanços.
Associado a isto, existe o fato de auditorias externas terem virado commodities, onde ganha o contrato aquele com o menor preço. Isso cria entidades com gerentes sendo suportados inteiramente pelo trabalho de trainnes, pois se alguém colocar uma equipeverdadeiramente sênior, o valor da proposta jamais será aceita e o cliente não será incluido na carteira de uma Big4.
A grande dificuldade das empresas é garantir para os acionistas que os numeros apresentados no seu balanço de final de ano são transparentes e refletem a realidade da companhia. A forma mais eficiente de demonstrar esses fatores é associar a existência de controles internos robustos,juntamente com uma efetiva ação de monitoramento de controles.

Dentro de uma empresa existem diversos outros objetos e focos a serem utilizados que não o diretamente relacionado as demonstrações a serem publicadas, sendo assim, o fato de alguma empresa simplesmente mostrar que possui auditoria externa termina por não gerar garantias sólidas de nada, conforme a história recente tanto no Brasil...
tracking img