Homossexualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



“Homossexualidade, também chamada de homossexualismo, refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser, humano ou não, que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo biológico ou gênero social. Enquanto orientação sexual, se refere a um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entrepessoas do mesmo sexo. O termo também se refere ao indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual”.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade).
A homossexualidade existiu durante toda a história conhecida do homem, sendo mais ou menosaceita em alguns países.
Mesmo nos dias atuais, ainda podemos perceber uma posição conservadora não só na sociedade como um todo, mas também no tratamento psicológico quando nos deparamos com atitudes preconceituosas em relação aos sujeitos homossexuais dentro do próprio campo psicanalítico.
O tema da homossexualidade vem ocupando diversos campos da ciência na tentativa de desvendar asraízes da escolha homossexual. O objetivo deste trabalho é analisar o homossexualismo e seu conjunto de sintomas sob a ótica da psicanálise e promover reflexões a respeito da prática clínica.


1. História
Na realidade, o homossexualismo não é algo novo e moderno no comportamento humano, é algo que já existe há muito tempo, ou seja, mesmo antes de Cristo, já se verificava a existência derelações homossexuais.
Na última fase da história da Grécia e de Roma, por exemplo, tais práticas eram comuns. Na Grécia Antiga, as mulheres eram vista totalmente inferiores aos homens, tanto que somente os homens é que recebiam educação, cabendo às mulheres aprenderem somente os tratos domésticos e serem mães, além disso, existia o culto à beleza entre os homens, o que fortalecia asrelações homossexuais, as quais eram bem vistas na sociedade grega.
Não só nestas duas grandes civilizações, Grécia Antiga e Roma, que se verificavam as relações homossexuais de forma natural, o mesmo também ocorria no Oriente. Na Índia, que em razão dos deuses serem afetiva e sexualmente bissexuais, já que existiam deuses hermafroditas, travestidas e outras que mudavam de sexo, que acabou porinfluenciar a população no mesmo sentido. Na China também se verifica que as relações homossexuais eram tratadas de forma natural. A homossexualidade era influenciada por seus imperadores, onde cada imperador tinha inúmeros “favoritos”, sendo que havia uma grande disputa na corte para se tornar um favorito, já que em consequência da relação do imperador com o seu favorito, este era favorecido comriqueza e prestigio. O mesmo ocorria no Japão, que não tinha uma visão pecaminosa das relações homossexuais.
Contudo, a visão que estes povos tinham com relação a homossexualidade foi alterada com o surgimento do “cristianismo”, que passou a condenar toda e qualquer forma de atividade sexual estéril, ou seja, que não fosse senão o fim de procriação e constituição de família, sendo ahomossexualidade inserida neste meio.
Atualmente existe uma grande variedade na forma como as relações homossexuais são tratadas. Enquanto em certos países a Constituição assegura um conjunto de direitos aos homossexuais, noutros estas praticas são punidas severamente.

2. Psicanálise
O homossexualismo não foi desprezado pela psicanálise, pelo contrário, Freud derrubou barreiras e abriu caminhospara a análise do sujeito e seu desenvolvimento psicossexual através dos estudos sobre o inconsciente, as pulsões, perversões e os desejos, inserindo a essencial problematização da diferença sexual e sua relação com o inconsciente.




































1. RESUMO


Vamos apresentar neste trabalho o tema sobre homossexualidade sob a ótica da psicanálise, apresentaremos sua...
tracking img