Socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIALISMO

Origem: O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos daindustrialização e da sociedade sobre a propriedade privada.
O que significa: O Socialismo procurar a máxima igualdade financeira e política para todos os indivíduos da sociedade. O estado tem o controle totalsob a propriedade privada e outras instituições jurídicas.
Principais idéias: Tomada do poder pelo proletariado e o controle total do estado das instituições jurídicas, garantindo assim a igualdadepara os povos.
O Socialismo ideal foi aquele pensado por Karl Marx, imaginado pelas intensas lutas operárias, de jornadas massacrantes, que implantasse uma sociedade justa diante do capitalismoliderado pela proletariado. O Socialismo real aboliu o poder de contestação dos trabalhadores, centralizou o poder e criou o Estado totalitário.

Pontos negativos do Socialismo:
Diferente do que osidealistas socialistas imaginaram e ainda imaginam o socialismo só foi e só é capaz de gerar miséria, milhões de pessoas assassinadas, torturadas e total paralisação do progresso econômico, científico,intelectual e cultural.
Alguns regimes socialistas como o Nazismo e Socialismo Russo causaram as maiores tragédias da humanidade.
Com o dinheiro em total posse do governo, os cidadãos não podemusufruir de uma melhor condição, estando todos trabalhando em prol da nação . O socialismo tende como sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos de uma sociedade controlatodos os outros indivíduos através da coerção e compulsão organizada. Não havendo liberdade individual nem coletiva.

Um exemplo de governo totalitário nesses moldes foi a URSS durante o regime deJosef Stalin, cujo governo é acusado de ter provocado a morte de milhares de militantes do próprio socialismo.
Características negativas do Socialismo:

* O mercado seria pobre;
* Nada se...
tracking img