A origem do nome barriga verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barriga Verde

Corria o ano de 1692, quando piratas ingleses retornavam a lha de Santa Catarina, para se vingarem de Dias Velho, que anos antes os havia expulsado de lá. Numa inesperada noite, os corsários desembarcaram e atacaram o povoado, prenderam a família do idoso governante e o mataram na presença de sua família, com um tiro a queima roupa, espalhando seus miolos pelas paredes da casa.Esse trágico acontecimento desorganizou a colônia e seus filhos resolveram voltar para a vila de São Paulo. Inclusive seu filho que estava minerando em Tayó, abandonou a lavra. Era um tempo de incertezas e navios franceses, ingleses e espanhóis atacaram, sendo que alguns até se fixaram na costa catarinense, cujo limite ainda não estava bem definido.
Pela resolução de 5 de agosto de 1738, o governoda metrópole determinou que o sargento mor de batalha(brigadeiro) José da Silva Paes passasse a ilha de Santa Catarina e nela levantasse uma fortificação. No dia 07 de março de 1739, Silva Paes tomou posse do Governo e organizou a vila, com suas repartições militares. Surgiu então o lendário “Regimento Barriga Verde”, composto por soldados artilheiros e fuzileiros de 4 companhias. Essa unidade,pouco a pouco foi se desenvolvendo e recebeu a alcunha de “Barriga Verde”, devido ao peitilho verde característico de seu uniforme. Suas provas de lealdade, coragem, disciplina, galhardia, honradez e bravura enchem de orgulho a história militar brasileira desde aqueles saudosos tempos imperiais até a presente data, espalhando o dístico a todo habitante do Estado de Santa Catarina. Além dedefenderem a costa das incursões navais inimigas, os valentes soldados “barriga verde” ficaram no fogo cruzado entre a linha divisória do tratado de Tordesilhas, na contenda que envolvia os reinos de Portugal e Espanha no território catarinense.
Foi assim que nos novos tratados entre as duas nações, acontecia um batismo de sangue entre o lendário regimento barriga verde. Gomes Freire de Andrade,demarcador português, tendo visitado Desterro (Florianópolis) seguiu ao sul, por terra, eis que os valentes índios missioneiros estavam causando terríveis ameaças á linha fronteiriça na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Uma fração desse regimento então foi deslocada para acompanhar e proteger a missão tomando parte na campanha com grande denodo e disciplina, marchando por terra para o Rio Grandedo Sul em 1753. Outra parte, foi mandada por mar, em duas sumacas – pequenas embarcações da época – cumprindo ordens reais, para acompanhar e proteger outros soldados e colonos açorianos, com destino ao Rio Grande do Sul, mas uma terrível tempestade afundou e esmagou todos contra os penhascos, sobrevivendo apenas 77 pessoas. Por isso, em Florianópolis, o lugar hoje é chamado de “naufragados”.Nessa época chegava a lha uma virtuosa senhora, natural de Santos e se chamava Joana de Gusmão. Irmã de Bartolomeu de Gusmão, inventor de Balões e Alexandre de Gusmão, notável diplomata.
Em 1763, devido a declaração de guerra entre Portugal e Espanha, os soldados do Regimento Barriga Verde, apesar de lhe deverem 16 anos de fardamento e 17 meses de soldo, marcharam para defender o Brasil no RioGrande do Sul, onde derramaram sangue e venceram novos inimigos.
Em agosto de 1766, o sertanista Antônio Correa Pinto de Macedo partia para fundar a cidade de Lages e no dia 1º. de janeiro de 1767, lançava os alicerces da catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, erguendo a povoação para fazer frente a invasão castelhana. Como o conflito entre Portugal e Espanha ainda não estava resolvido, chamava aatenção a posição estratégica da ilha de Santa Catarina. Toda a tropa contava com 1059 homens, e era a força de defesa local que dispunha o reino Português, que atacou os invasores no dia 1º de abril de 1776, fazendo-os bater em retirada. O Valente regimento de linha da terra, já conhecido por “Barriga Verde” destacava-se novamente e mostrava mais uma vez sua bravura honrando o solo pátrio. O...
tracking img