Sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Financeiro Nacional

O Sistema financeiro nacional pode ser definido como um conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias paraa manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores.
Desta forma, o sistema financeiro nacional constitui-se em um ambiente organizado, regulado e composto por indivíduos, agentes einstituições financeiras que interagem através do mercado financeiro.
O mercado financeiro permite a interação de um indivíduo, pessoa física ou empresa, que não possui perspectiva de aplicação emnegócio próprio com um agente econômico que dispõe de oportunidades de investimentos que superam a poupança.
O SFN (Sistema Financeiro Nacional) é composto pelo subsistema normativo e subsistema deintermediação.

Subsistema Normativo:

O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Conselho de Recursos do SFN,Superintendência de Seguros Privados e Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
O CMN é responsável pela fixação das diretrizes de políticas monetária, creditícia e cambial do Brasil, sendotambém um conselho de política econômica. É um órgão normativo, sendo a entidade superior do sistema financeiro e também um conselho de política econômica. Já o BC, é definido como entidade criadapara atuar como órgão executivo central do sistema financeiro, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas peloCMN. As principais funções do BC são emitir papel-moeda, recebes os recolhimentos dos depósitos compulsórios, realizar operações de empréstimos às instituições financeiras visando sanar problemas delíquidez, exercer o controle de crédito, controlar o fluxo de capitais estrangeiros, determinar via COPOM a taxa SELIC, entre outras funções.
Já a Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia...
tracking img