Trabalho coso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução
A Auditoria Independente assim como a Auditoria Interna vem passando por mudanças bastante profundas, que envolvem não só alterações no instrumental e na metodologia, como também na sua própria função nas empresas.
Este texto era especialmente dirigido para os auditores internos, que trabalhavam (ou ião trabalhar) com o modelo COSO de gerenciamento de controles internos(Compliance Office). Ele trazia os conceitos fundamentais, sempre com a preocupação da aplicação prática. No decorrer do desenvolvimento do texto, os signatários, funcionários do Banco do Brasil, tiveram o cuidado de direcionar o entendimento para o planejamento e execução de uma missão de auditoria. Na parte final apresentaram um roteiro prático de auditoria baseada no modelo COSO, procurando resgatar osconceitos discutidos no corpo principal do texto.
Porém, atualmente é necessário chamar a atenção do leitor para o seguinte:
O Efetivo Controle Governamental Defendido por Keynes
Com base Lei 4.595/1964, na legislação e regulamentação complementar e baseado em recomendações do Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, com sede na Suíça, o Banco Central passou a exigir que as entidades dosistema financeiro brasileiro tenham bem organizados sistemas de Controle Interno e de Gerenciamento de Riscos.
Mais informações podem ser obtidas no texto denominado Compliance Office.
É importante destacar também que o Banco Central do Brasil exige que os Auditores Independentes, entre outros relatórios circunstanciados mencionados no COSIF 1.34.7, apresentem um sobre a qualidade dos controlesinternos e do gerenciamento de riscos da entidade vistoriada (COSIF 1.34.7.2.b).
Veja ainda o MNI 2-1-20 - Auditores Independentes e todo o conteúdo do COSIF 1.34 - Auditoria
Por sua vez, na condição de entidade máxima reguladora da profissão, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade vem se esforçando, com o auxílio de outras entidades, em revisar todas as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidadeno sentido de que se adaptem ao padrão internacional institucionalizado pela IFAC - Federação Internacional do Contadores e pelo IASB - Comitê das Normas Internacionais de Contabilidade. Para isso, por intermédio da Resolução CFC 1.055/2005 foi criado o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Sobre Auditoria Interna foi publicada a Resolução CFC 781/1995 que aprovou a NBC-P-3 - NormasProfissionais de Auditor Interno e a Resolução CFC 986/2003 que aprovou a NBC-T-12 - Normas Técnicas de Auditoria Interna. É preciso salientar também que o trabalho do Auditor Interno deve se basear no padrão internacional estabelecido para o Auditor Independente (NBC-TA), baixadas em 2009, observando ainda o Código de Ética do Contabilista baixado pela Resolução CFC 803/1996.
Voltando ao texto original,com dados históricos sobre o surgimento e a implantação do modelo COSO, vejamos:
2 - O Que é o COSO?
Muito se tem falado sobre controles internos. O que é um controle interno? É um normativo? É um sistema? Afinal, para que serve um controle interno? É uma ferramenta para auxiliar as operações de uma empresa ou para atrapalhar? É um instrumento que só é útil à auditoria ou a toda empresa?
Estasperguntas eram respondidas de diferentes maneiras, conforme a quem se perguntava. Gerentes tinham uma opinião sobre controle interno que não era a mesma dos auditores internos, que por sua vez tinham uma visão diferente dos funcionários da controladoria. A falta de um denominador comum ajudava a aumentar a confusão sobre o papel e significado dos controles internos para a empresa.
Em 1985, foicriada, nos Estados Unidos, a National Commission on Fraudulent Financial Reporting (Comissão Nacional sobre Fraudes em Relatórios Financeiros), uma iniciativa independente, para estudar as causas da ocorrência de fraudes em relatórios financeiros/contábeis [Demonstrações Contábeis de publicação obrigatória pelas sociedades de capital aberto também conhecidas como companhias abertas, pelas...
tracking img