A. l. 1.3 salto para a piscina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Actividade Laboratorial 1.3
Título: Salto para a piscina

Objectivo:

• Estudar as características de um movimento de um corpo ao longo de um plano inclinado e as grandezas físicas que oinfluenciam;
• Relacionar o valor da velocidade com que um corpo deixa um plano inclinado, a altura que se encontra do ponto de impacto, o alcance horizontal por ele atingido e o valor da velocidadecom que chega ao ponto de impacto;
• Utilizar as conclusões deste estudo para projectar um escorrega seguro;

Fundamento Teórico

Quando um corpo salta para uma piscina, descreve umatrajectória, identica a uma parábola. Começa por correr na prancha e na sua saída localiza-se a posição inical e assim a posição inicial é diferente de zero. Ao atingir a abcissa máxima, esta relaciona-se coma posição e velocidade inicial.
O movimento que se associa ao “salto para a piscina” é:
- Movimento Rectilíneo Uniforme (M. R. U.). Direcção - horizontal. O valor da velocidade inicial mantém-seconstante.
- Movimento Rectilíneo Uniformemente Acelarado (M. R. U. A.). Direcção – vertical. O valor da acelaração mantém-se constante.

Questões pré-laboratoriais

1. O que significa dizer queum corpo é lançado horizontalmente?

Significa imprimir-lhe uma velocidade inicial na horizontal. Um lançamento na horizontal é uma sobreposição de dois movimentos, movimento uniforme, na direcçãohorizontal e movimento uniformemente variado, na direcção vertical.

2. Caracteriza o movimento anterior nas direcções horizontal e vertical, indicando como varia a velocidade segundo essasdirecções.

O movimento na horizontal não tem aceleração, porque a força resultante não
tem componente horizontal. Assim, o movimento é uniforme, não variando a componente da
velocidade nesta direcção. Nadirecção vertical há uma aceleração constante, igual à da gravidade, pelo que o movimento é uniformemente variado. A componente da velocidade nesta direcção varia linearmente com o tempo.

3....
tracking img