Esportes aquaticos - biribol/polo aquatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Esportes aquáticos tem uma grande importância no esporte mundial e possuem cada vez mais novos atletas e novas modalidades. A modalidade Biribol é semelhante a uma partida de vôlei, porém é praticado obviamente em uma piscina e possui regras próprias. O Polo Aquático, também pode ser relacionado a outro esporte o handebol pois o seu objetivo acertar a bola com a mão na balizaadversária, além de ser praticado em uma piscina possui suas próprias regras. No desenvolvimento deste trabalho será exposto o objetivo e as regras de cada modalidade.

2.0 Biribol
2.1 O que é/ História.
Biribol é um esporte aquático onde a piscina é dividida por uma rede semelhante a de volei sendo praticado por 4 pessoas de cada lado. A modalidade foi instituída no município de Birigui interiorde São Paulo, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação. O biribol é um esporte coletivo originalmente brasileiro.
2.2 Como se joga:
No momento de efertuar-se o saque os atletas devem estar em seus respectivos lados da piscina, formando cada uma delas duas linhas de dois atletas. Os doisatletas que se encontram ao longo da rede são os do ataque, os outros dois são da defesa. O rodizio é feito da direita para a esquerda, as posições 1 é 4 da defesa, e 2 e 3 do ataque . As partidas serão decididas em 3 ou 2 “sets” vencedores. A bola pode ser tocada por qualquer parte do corpo dos jogadores, inclusive os pés tocando na bola ou a bola por eles sendo tocada, será considerado um toquede bola. É permitido ao atleta fazer apoio nas bordas da piscina, para efetuar lances de defesa, mesmo sendo o ultimo toque. O apoio mencionado não deverá significar mais impulso para melhorar o ataque (cortada).
1.3 Local onde se pratica:

O Biribol é jogado em uma piscina retangular com 8 metros de comprimento por 4 metros de largura tendo 1,3 metros de profundidade. Essa piscina deve ter  umaárea livre, em volta a ela, de no mínimo 3 metros de largura em todos os lados.
Outra exigência é o espaço situado acima da área de jogo. Essa área deve ser livre de qualquer obstáculo dentro de no mínimo 7 metros de altura, contados a partir da linha da água. Essa área l é chamada de Espaço Livre de Jogo.
O fundo da piscina tem que ser plano e não pode apresentar nenhum tipo de perigo de lesãopara os atletas. A norma não recomenda jogar em piscinas de fundo rugoso ou escorregadio.
A piscina de biribol tem marcações feitas por linhas. Essas linhas têm 5 centímetros de largura e devem ser de cores claras e diferentes da cor da borda da piscina. As linhas recebem nomes conforme sua posição e função, esses nomes são:
- Linhas Limites: São as linhas que marcam o limite do terreno de jogo(piscina). São duas linhas laterais que separa a zona da defesa da zona de ataque e duas linhas de fundo que delimitam a zona de saque.
- Linha Central: É uma linha imaginaria que divide o campo de jogo (piscina) em duas metades de 4 metros de comprimento por 4 metros de largura.
- Linha de Ataque: É uma linha traçada à 1,25 metros do eixo da linha central que divide a zona de ataque da zona dedefesa em cada um dos campos. Essa linha é fixada nas bordas da piscina.
A piscina, dividida em duas metades, tem em cada uma dessas metades a zona de ataque, que está delimitada pela linha imaginária chamada linha central e as linhas de ataque. Já a zona onde os atletas podem efetuar o saque, que é chamada de zona de serviço, está na parte de traz de cada um dos campos e tem uma marcação de1,00 metro de comprimento (comprimento da piscina), por 0,8 metros de largura (largura da piscina).
Em competições oficiais as áreas de aquecimentos estão situadas nos cantos, ao lado dos bancos dos suplentes, dentro da zona livre e tem uma área de 2 metros por 2 metros. Já a zona de substituição de atletas não é uma área específica, tendo uma certa liberdade nas substituições.
Para uma partida...
tracking img