Empowerment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Introdução

Num mundo competitivo como o que vivemos atualmente, a centralização do poder e a falta de autonomia dos colaboradores de uma organização compromete os resultados desejados.

No entanto, empresas focadas em seus objetivos buscam alternativas, que elevam o grau de qualidade e melhoria em seus sistemas operacionais, implementado na organização ferramentas que ganhamfuncionalidade à medida que são exploradas.

Empowerment é uma dessas ferramentas, modernas, que surgiu para descentralizar o poder de decisão de uma organização e ao mesmo tempo explorar a competência e o poder de criativo de seus funcionários.

Uma das idéias desta ferramenta é desburocratizar os sistemas das empresas para torna- las mais ágeis e competitivas no mercado.

2

1.Empowerment

Paraque as empresas atuem no mundo globalizado de forma competitiva se faz necessário que estas usufruam de ferramentas que lhes dêem suporte para tanto. Tais ferramentas incluem o individuo como um capital intelectual e criativo tornando-o fundamental para a empresa, melhor desempenhar – se no mercado. O empowerment surgiu, com veemência, no Brasil por volta dos anos 90, como um estilo diferenciadode gerenciamento. “Empowerment é uma cultura diante do mercado”, afirma o consultor sênior do Instituto MVC, Alexandre Freire. Conceituosamente Empowerment é:
“o fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa ou da criação de poder decisório para os indivíduos, no caso das empresas mais rígidas e controladas Por meio dessa ferramenta, pretende-se conceder, às pessoas que trabalham naempresa, maiores oportunidades de participarem ativamente do processo de escolha dos caminhos a serem trilhados na eterna busca pela sobrevivência. ”Araujo,2001, p.195.

Power significa poder e este quando é aplicado minimiza a hierarquia ou a distância entre os colaboradores da organização. Valoriza – se quem está em contato direto como o cliente.

De

certa

forma

empowermentinverte

a

posição

da

pirâmide

organizacional. “Dessa forma, o termo empowerment recebe o rótulo de modelo revolucionário de gestão de pessoas, cujo pressuposto se fundamenta na certeza de que a motivação genuína conduz a resultados excepcionais,

3

ancorados na necessidade de responsabilizar os indivíduos pelo próprio trabalho” Orlando Rodrigues.

A organização que implementa emseu sistema o esta ferramenta compreende que o fundamento da competitividade esta imbuído em seus colaboradores.

O fundamental é destacar na empresa o comportamento criativo, motivador e de cooperação dos indivíduos, que por sua vez se traduz num comprometimento mais acirrado para com a organização.

1.1 Por que usar empowerment

Apesar de ser uma ferramenta ousada e muito bem aplicável nosdias de hoje empowerment é muito pouco utilizada nas empresas. A cultura taylorista ainda prevalece nas organizações que estão acostumadas com gestores formados sob os critérios do controle de processos e pessoas.

A conduta empresarial está focada em dois tópicos: Certeza de que somente a empresa está certa – Errado, uma empresa por maior controle estratégico que tenha não consegue sempreacertar, mesmo porque não depende apenas de sua organização e sim do meio em que esta está inserida. A empresa conhece melhor do que ninguém o que o cliente deseja – Uma utopia a empresa achar que pode conhecer seus clientes melhor do que aquele que está diretamente em contato com eles. A opinião de seus funcionários sobre as preferências do cliente podem fazer a diferença na hora de se fechar umacordo.

4

1.2. Uso do discernimento

A estrutura organizacional baseada no empowerment contempla fatores ligados a gestão de recursos humanos. Melhor forma de se realizar a missão – Os indivíduos investigam a situação da empresa e suas experiências passadas, comparam com os seus conhecimentos, e definem qual a melhor opção para o comprimento da missão da empresa.

Melhor informação -...
tracking img