Projeto "viver e aprender"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação do planejamento

Título do Projeto: Viver e Aprender
Professora: Marcia Avila
Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Antônio Soares de Paiva
Município: São José do Norte
Estado: Rio Grande do Sul
Nível: Currículo por Atividades /Série: 4ª / Turma: 43 / Turno: manhã / Sala: 04Justificativa

A escola atual possui o papel de trabalhar de forma que desperte no aluno, o interesse pelo estudo, pela vida e que possam atuar ativamente como cidadãos na sociedade na qual estão inseridos. Nesse sentido, o professor precisa buscar formas diversificadas de aprendizagem, que enfatizem a inovação, revendo criticamente as informações a serem trocadas com os alunos, e,principalmente promover um espaço criativo e prazeroso a fim de incentivar seus alunos a querer aprender e assim torná-los cidadãos capazes de enfrentar com sucesso e sabedoria a escola maior, que é a vida.
Nesse contexto, buscando redimensionar os aspectos que ainda não foram contemplados, o projeto titulado “Viver e Aprender”, tem o propósito de colaborar para que o aluno desenvolva habilidades ecompetências, para que ele seja capaz de compreender novos conteúdos, relacioná-los e integrá-los dentro de um contexto maior. E que também tenha autonomia para formular seus próprios questionamentos e indagações, elaborando suas próprias idéias e assim participar ativamente da vida social dando continuidade aos seus estudos. Segundo Piaget:

O principal objetivo da educação é criarhomens que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram homens que sejam criativos, inventores e descobridores
o segundo objetivo é formar mentes que possam ser críticas, que possam analisar e não aceitar tudo que lhes é oferecido (1970, p. 28)

Acredita-se que ao trabalhar o conhecimento de forma contextualizada, prática e concreta, aaprendizagem corresponde às necessidades essenciais da vida, os alunos desenvolvem o espírito crítico e tornam-se pessoas mais felizes e integradas à sociedade. A proposta até então defendida, está de acordo com o que estabelece Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício dacidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. ( LDB, 1996, p. 57 ).
Então baseada na LDB entende-se que o dever da educação Básica e o compromisso do educador inserido nela, é preparar o educando para vida, para que o mesmo possa utilizar o conhecimento aliado as competências de maneira produtiva.

Objetivo Geral:

Desenvolver no educando suas habilidades ecompetências para que ele possa aliado ao conhecimento, formular suas próprias idéias e aprender o mundo em que vive.

Objetivos específicos: Contribuir para que o aluno desenvolva habilidades e competências: para que ele seja capaz de compreender novos conteúdos, relacioná-los e integrá-los dentro de um contexto maior, através de estratégias que façam com que ele seja capaz de aprenderlendo, escrevendo, analisando e interpretando fatos e situações, resolvendo problemas e produzindo conhecimentos.
Em matemática:
- Resolver problemas envolvendo as seguintes operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Identificar, em uma fração, o número de partes em que o inteiro foi dividido e representá-lo por meio de fração.
Em ciências:
- Reconhecer o sistema reprodutor;
-Entender noções de primeiros socorros que devem ser prestados nos caso de: cortes e ferimentos, hemorragia nasal, fraturas e afogamentos.
Em Estudos Sociais:
- Entender a formação histórica do Rio Grande do Sul, estimulando o aluno a estabelecer relações entre conhecimentos distintos, levando-o a ter uma visão do processo histórico.
Em português:
- Participar de atividades de expressão oral,...
tracking img