Projeto ¨viver e aprender¨

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MUNDO MÁGICO: DO APRENDER E VIVER COM CRIANÇAS DA IDADE 4 E 5 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

INSTITUIÇÃO

LOCAL

NÍVEL
Alunos da Educação Infantil com idade 4 e 5 anos
Período: vespertino

ALUNOS ESTAGIÁRIOS

JUSTIFICATIVA

No decorrer do primeiro semestre pude perceber que havia uma necessidade de se trabalhar com literatura infantil, pois muitas criançasda Educação Infantil não têm livros e desta forma, todos tem contatos com várias tipologias textuais. E por isso foi feito um levantamento qual livro os alunos gostariam de ler primeiro. Tínhamos vários livros como: Tanto e Tanto, Casa Sonolenta, Rápido como um Gafanhoto, Menina bonita do laço de fita, Em cima e Embaixo, e outros. A escolha foi unânime, eles escolheram “As aventuras de Bambolina”.Consideramos que esse trabalho venha desenvolver a linguagem oral e a escrita a comunicação e a compreensão, permitindo a criança ouvir e interpretar e explorar o mundo imaginário, desenvolvendo o interesse pela leitura, através do mesmo desenvolver outras atividades relacionadas ao cotidiano escolar.

DOS PROFESSORES: muita atenta aos deslocamentos das crianças menores, ela encoraja,chama atenção para ouvir a leitura, e acalma.
Verbaliza todas as ultrapassagens efetuadas no decorrer da história.

DOS ALUNOS: o aluno aprende ouvir, dar sua opinião procura sempre esperar a sua vez e a dos colegas, usa a sua criatividade com ajuda da professora para algum improviso aprende a ser mais comunicativo com as pessoas sabendo interagir na sociedade.

OBJETIVO GERAL
Favorecer aosalunos um Mundo Mágico: do Aprender e Viver com crianças da idade 4 e 5 anos na Educação Infantil, explorando a literatura infantil em todas as áreas do conhecimento no ensino e aprendizagem dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

❖ Considerar os conhecimentos prévios das crianças em relação à leitura e escrita para pensar situações de intervenção;
❖ Estimular o aluno interesse pelo livroe o gosto pela leitura para se tornar bons leitores;
❖ Dramatizar contos da literatura infantil, vivenciando personagens reais e imaginários, para favorecer a socialização do grupo e a construção de sua personalidade e ampliando o vocabulário dos alunos
❖ Possibilitar a compreensão textual do desenho para a escrita e estimulando a curiosidade através da historia;
❖ Comparardesenhos a partir das cenas e narrações
❖ Expressar a criatividades e idéias através do desenho
❖ Realizar contagens utilizando a linguagem oral e os números

CONTEÚDO: (ÁREAS DO CONHECIMENTO)
1 - Formação Pessoal e Social:
Identidade E Autonomia: conhecimento do Eu
O desenvolvimento da identidade e autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nasinterações sociais, dá-se a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizados e aproveitados para o enriquecimento de si próprias (RCNEI, 1998). Durante essas interações e vivências, as crianças progridem no conhecimento do que as envolvee nos instrumentos de indagação da realidade.
2 – Conhecimento de Mundo:

2.1 Movimento:

O movimento assume como área de conhecimento, a partir de uma concepção histórica, algumas características que determinaram suas tendências. Sendo assim, na Educação Infantil, devem ser enfatizadas as questões de ordem lúdica, recreativa, e da corporeidade como pressuposto filosófico de discussão.Essa proposta fundamenta-se nessa concepção, em que a motricidade ganha espaço de discussão bastante relevante nos processos pedagógicos.
Consideramos ainda, que essas práticas corporais enfatizem aspectos teóricos e metodológicos do lúdico, do prazer e alegria em realizar as atividades, através de elas criar possibilidades de desenvolver a criatividade, problematizando situações que levem a...
tracking img