A tecnologia e o cotidiano.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE UM INICIANTE DEVE SABER SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?
Circe Mary Silva da Silva

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Resumo

Este texto traz algumas reflexões para orientar os caminhos a serem seguidos por um investigador iniciante em Educação Matemática. Chamamos a atenção para a dicotomia entre teoria e prática e a necessidade de sua articulação. Escolhemos asperguntas discutidas na Conferência de Estudos do ICMI em Washington, em 1994, como norteadoras do presente artigo. Apresentamos uma lista de questionamentos orientadores de um projeto de pesquisa e apontamos as principais linhas de pesquisa no Brasil, identificadas por Fiorentini (1993). A seguir, colocamos algumas sugestões para serem incorporadas em cursos de formação inicial e continuada deprofessores de Matemática, bem como mencionamos a necessidade de socialização do saber produzido nas pesquisas.

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação Matemática, formação de pesquisador, formação de professores.

Neste artigo, queremos compartilhar algumas reflexões sobre a preparação de um pesquisador em Educação Matemática. Tem sido muito difícil para o professor que atua naescola do ensino fundamental, médio e mesmo superior tornar-se um professor pesquisador. Para aqueles que aspiram a ingressar num curso de pós-graduação, quer seja stricto sensu ou lato sensu, não se constitui numa tarefa fácil elaborar um projeto de pesquisa nem tornar-se um investigador. Discute-se muito sobre as dificuldades do ensino e sobre as necessidades de sua melhoria. As revistasdivulgam artigos cada vez mais especializados, com termos desconhecidos para a maioria dos professores, e comentam resultados interessantes que parecem que dão certo. Porém, esses estudos ficam cada vez mais distantes da prática de sala de aula e não oferecem ao professor idéias concretas. Esse professor também aspira a um ensino mais eficaz e atraente, mas sente-se muitas vezes impotente por nãocompreender nem perceber a relação dessas pesquisas com a sua prática docente.

Como aproximar esses dois mundos tão distantes da teoria e da prática? Como aproximar o pesquisador do professor em sala de aula? Essas questões não são nada simples e não acreditamos ter um caminho pronto e definitivo no momento. Todavia, estamos conscientes, como pesquisadores, de que é nosso dever fornecer aoprofessor informações básicas para que ele possa dar os primeiros passos na direção da pesquisa em Educação Matemática. É possível preparar um professor-investigador de sua prática docente que articule as informações da teoria com a sua prática.

Se olharmos para nossa própria formação profissional e prática, percebemos que foi necessário um longo tempo para o aprendizado na pesquisa. O olhardo professor e o do pesquisador não são exatamente o mesmo. Enquanto professor, procurávamos entender e tentar resolver os dilemas diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. As tentativas de resolução dos problemas de sala de aula baseavam-se principalmente na intuição e experiência prática. Não possuíamos uma sistematização e não dispúnhamos de metodologia de trabalhoadequada, quer seja para registrar, quer seja para analisar e entender o fenômeno de ensino. Com esse olhar intuitivo e sem sistematização do que observávamos em aula, perdemos muitas oportunidades de aprender com nossa prática.

Os estudos de pós-graduação nos forneceram os meios necessários para repensar e analisar nossa prática docente e nos apontaram caminhos novos para o mundo dainvestigação. Pai ram no ar ainda algumas perguntas: que questões podem ajudar ao iniciante a refletir sobre o que é a Educação Matemática? O que envolve a pesquisa nesse campo de saber? Que conhecimentos iniciais sobre a área de Educação Matemática no Brasil e no mundo precisam ter um investigador iniciante? Como e em quanto tempo preparar um professor para começar a fazer investigações em...
tracking img