Projeto multidiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA 4º SEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II A HISTÓRIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS E SUAS IMPLICAÇÕES

ALEXANDRA ESPERANDIO FIDENCIO EMILIA VIEIRA DE OLIVEIRA PATRICIA CIFERRI DE CAMPOS

RA: 2329RA:2329423650 RA: 2327415023 422104

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão dadisciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob a orientação do professor tutor à distância RITA DE CASSIA MEDEIROS GOMES.

Santo André 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

O jogo ajuda as crianças a construírem suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador daaprendizagem. É através das brincadeiras que a criança desperta sua imaginação, criatividade, competição e socialização, auxiliando assim o seu processo de aquisição de conhecimentos. É por meio do lúdico que o educador pode identificar o perfil e o estado emocional do seu educando como por exemplo relação de poder, de escuta, liderança, timidez, distanciamento, tristeza.

A HISTÓRIA DAS ATIVIDADESLÚDICAS

A história das atividades lúdicas teve inicio no século XX, onde eram usadas como recurso de estímulos e desenvolvimento infantil e proporcionam meios facilitadores para a aprendizagem escolar, tornando assim a aprendizagem mais atraente ajudando a memorizar fatos e favorecendo em textos cognitivos. Desde a antiga Grécia os filósofos se utilizavam das atividades lúdicas para ajudar noprocesso de aprendizagem, acreditavam que os jogos e brincadeiras funcionavam como uma ferramenta importante na educação. A partir das décadas de 1960 e 1970, as propostas de Educação Infantil foram deslocando-se do campo da socialização, da ludicidade, enfim, da brincadeira para assumir um caráter vinculado a preparação para a escola e ao desenvolvimento da inteligência. Na Educação Infantil, asatividades lúdicas são empregadas no aprendizado das crianças, onde elas integram umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai/mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e que possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor,mental, intelectual, social enfim no desenvolvimento integral da criança.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

O lúdico tem sua origem na palavra “Ludes” que quer dizer “jogos”. Se achasse confinado a sua origem o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, brincar, ao movimento espontâneo. A palavra lúdico entretanto não parou apenas nas suas origens, ela passou a ser reconhecida comotraço essencial de tratamentos do comportamento humano, de modo que deixou de ser reconhecida como sinônimo de jogos mas ultrapassaram as demarcações do brincar espontâneo, O pedagogo Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase muito importante e decisiva na formação das pessoas. Ele foi o criador dos jardins de infância, defendia uma educaçãosem obrigações onde a criança aprendia conforme seus interesses, e por meio da prática dos jogos, e das brincadeiras. Ele previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que já possuem e o surgimento de novas, assim seria possível às crianças exteriorizar o seu interior e interiorizar as novidades vindas de fora. Para Froebel a educação infantil é indispensável para aformação da criança, as atividades realizadas no jardim da infância tinham como objetivo possibilitar brincadeiras criativas para assim oferecer o máximo de oportunidades e bons proveitos educativos nas atividades lúdicas. Segundo ele isso tudo levava ao princípio de que a educação deveria trabalhar os conceitos de unidade e harmonia pelos quais as crianças alcançariam a própria identidade e sua...
tracking img