Sistemas produtivos locais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECONOMIA
ASSUNTO: Sistemas Produtivos Locais


Introdução
Ao juntarmos os conjuntos de sistemas produtivos de cada local, formamos um aglomerado que dá a verdadeira origem a economia de um país e/ou região. Sabemos que a região sul, é um dos ápices da economia Brasileira, tendo como base Santa Catriana, percorrendo as estatísticas de produção, infraestrutura, comércio exterior,tributos, emprego, turismo, desempenho industrial, entre outras, encontramos vantagens e oportunidades oferecidas pelo nosso estado. Também entendemos, por exemplo, por que esses resultados muitas vezes se diferenciam dos apresentados pelas demais unidades da federação. Santa Catarina é o segundo Estado com maior participação da indústria no PIB. Assim, políticas macroeconômicas que afetam aindústria impactam de maneira significativa a nossa economia.


Objetivos
Analisar a economia local de Santa Catarina, identificando suas principais características.
Objetivos Específicos
Identificar os fatores que fazem com que a economia do estado, tenha significativa responsabilidade nos números da economia nacional;
Expor as principais qualidades e melhorias que a economia catarinense vemdesenvolvendo ao longo dos tempos;
Caracterizar a economia de Santa Catarina dentro do grupo econômico da região sul do país.










1_Santa Catarina Industrial
Santa Catarina possui um importante parque industrial, ocupando posição de destaque no Brasil. A indústria de transformação catarinense é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. Ossegmentos de artigos do vestuário e alimentar são os que mais empregam, seguindo-se dos artigos têxteis.
O PIB catarinense é o oitavo do Brasil, registrando, em 2009, R$ 129,8 bilhões. O setor secundário participa com 32,8%, o terciário com 59,0% e o primário com 8,2%. Dentro do setor secundário, a participação da indústria de transformação é de 22,3% e a da construção civil é de 5,2%, segundo dadosdo IBGE. Santa Catarina é o segundo estado com maior participação da indústria no PIB.
A economia industrial de Santa Catarina é caracterizada pela concentração em diversos polos, o que confere ao estado padrões de desenvolvimento equilibrado entre suas regiões: cerâmico, carvão, vestuário e descartáveis plásticos no Sul; alimentar e móveis no Oeste; têxtil, vestuário, naval e cristal no Vale doItajaí; metalurgia, máquinas e equipamentos, material elétrico, autopeças, plástico, confecções e mobiliário no Norte; madeireiro na região Serrana e tecnológico na Capital. Embora haja essa concentração por região, muitos municípios estão desenvolvendo vocações diferenciadas, fortalecendo vários segmentos de atividade. A indústria de base tecnológica além de estar presente na GrandeFlorianópolis também se destaca em Blumenau, Chapecó, Criciúma e Joinville.
No Estado estão situadas importantes indústrias, algumas com destaque na América Latina e outras no mundo. Santa Catarina é líder na América Latina em produção de elementos de fixação (parafusos, porcas etc); blocos e cabeçotes para motor; matrizes para cerâmica; embarcações rebocadoras; óxido, hidróxido e carbonato (todos demagnésio); tubos de PVC, conexões e acessórios; produtos de EPS (isopor); compressores de ar a pistão; fitas elásticas; motores, geradores e transformadores elétricos e a maior recicladora de PET da América Latina. Possui uma das gráficas mais bem equipada.
Santa Catarina é líder nacional nos produtos citados acima e na fabricação de cerâmica para revestimento; tubos de aço com costura até sete polegadas;sistemas de exaustão para OEM de veículos comerciais; equipamentos laser para uso industrial e é o maior produtor de suínos, pescados e industrializados de carnes (derivados de frango, suínos e bovinos) do Brasil. Ocupa o segundo lugar no ranking nacional em isoladores de porcelana para energia elétrica; silos armazenadores e secadores de cereais; caixas acústicas e amplificadas; chapéus;...
tracking img