Projeto alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jardim de Infância Municipal Padre Sérgio Maykot

















PROJETO : DESAFIO DO PLANETA ÁGUA: Reaproveitamento de alimentos





















I Sem. de 2011

















PROJETO : DESAFIO DO PLANETA ÁGUA: Reaproveitamento de alimentos

















Participantes:Professora Letícia Baptista Machado

Professora Auxiliar Eliani Correia da Silva Souza

Educação Inf. - Pré III - 25 crianças de 5 a 6 anos

APRESENTAÇÃO:

JARDIM DE INFÂNCIA PADRE SÉRGIO MAYKOT

Nossa unidade Escolar esta localizada no centro de Camboriú e atende crianças de 4 e 5 anos. Trabalhamos no horário matutino (7:45h às 11:45h) e no período vespertino (13:15h às17:15h). A maioria de nossos alunos são filhos de pais de classe média. A mesma esta localizada a cerca de 500 metros do rio Camboriú, onde podemos perceber que há um grande desmatamento nas margens e acumulo de lixo e dejetos de alimentos.
Recentemente tivemos informações sobre o Comitê Camboriú, onde surgiu a intenção de realizar projetos de preservação das nascentes do Rio.JUSTIFICATIVA

Um dos maiores problemas ambientais que atinge a toda população atualmente é a produção excessiva de lixo, seja qual for sua origem. As principais causas relacionadas a este crescimento tão significativo são o aumento populacional, consumo de produtos industrializados, ausência de políticas preventivas, entre outros. Diante deste problema a coleta seletiva pode ser definida basicamentena separação do lixo orgânico (úmido) do lixo reciclável (seco), que pode ser realizada nas próprias residências pela população, visando à melhoria da qualidade de vida e redução dos impactos ambientais.
Isto pode e deve começar na escola, mostrando para as crianças a importância da separação do lixo e que podemos reaproveitar não apenas as embalagens, mas principalmente as sobras dosalimentos como cascas, talos, sobras em geral para a produção de alimentos altamente nutritivos e saudáveis.


OBJETIVO GERAL:

Nosso projeto tem por objetivo incentivar nossos alunos a uma alimentação saudável, promovendo situações de autonomia e a preservação do meio com o reaproveitamento dos alimentos e de embalagens, podendo assim promover situações de preservação e economia da águausada para a manipulação e cozimento dos mesmos.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Criar bons hábitos alimentares.
• Ampliar as possibilidades de escolhas na hora das refeições.
• Reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde.
• Valorizar o momento reservado à alimentação.
• Reduzir o consumo de água na preparação dos alimentos.
• Reaproveitar de forma integral osalimentos.
• Reutilizar embalagens.

RESULTADOS ESPERADOS:

Esperamos com este projeto que nossos alunos tornem-se mais conscientes na hora de realizar suas escolhas alimentares, preferindo sempre alimentos saudáveis, reconhecendo assim que os alimentos influenciam fortemente na nossa saúde e bem estar.
Queremos que cada um perceba a importância da água na nossa rotina diária e comisto reduzam o consumo deste recurso natural que vem sendo utilizado de forma inapropriada e sem consciência ecológica.
Ao reaproveitar os alimentos queremos que os alunos percebam que pode ser muito bom experimentar sabores novos sem o preconceito por estarem utilizando sobras e restos no seu preparo.
Ao término deste projeto queremos que toda comunidade escolar, principalmente ospais de nossos alunos, se envolvam com este projeto experimentando algumas receitas e se conscientizando da importância do reaproveitamento integral dos alimentos e do reaproveitamento das embalagens como forma de proteger o bem mais precioso de nosso planeta: a ÁGUA.



RELATO DAS AÇÕES

Nosso trabalho iniciou-se primeiramente focado ao tema alimentação, queríamos oportunizar aos nossos...
tracking img