Projeto de ensino alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação

Departamento de Metodologia de Ensino

MEN5385 - Metodologia de Ensino de Química

Professor: Carlos Alberto Marques













Projeto de Ensino utilizando o tema “Alimentos”














Aluno: Aluísio Amadeu Cavallaro





Turma: 07217Florianópolis, 30 de junho de 2011.


Sumário


1. RESUMO 3

2. INTRODUÇÃO 4

3. DESCRIÇÃO DO PROJETO 5

3.1. Público alvo 5
3.2. Problema 5
3.3. Situações vivenciadas na realidade 5
3.4. Modelos explicativos da comunidade para as situações 5
3.5. Objetivo programático 6
4. ATIVIDADES 7

4.1. Atividade 1 – Tema: O que comemos na cantina? 7
4.2. Atividade2 – Tema: Nossa pirâmide alimentar 8
4.3. Atividade 3 – Tema: Quantidade e qualidade 8
4.4. Atividade 4 – Tema: Aditivos químicos 10
4.5. Atividade 5 – Tema: As funções químicas nos alimentos da cantina 12
5. ANEXOS 14

4.5. Anexo 1 – Modelo de tabela de dados nutricionais de alimentos da cantina e da merenda 14
4.5. Anexo 2 – Fluxograma para o tema alimentos 15
4.5. Anexo 3– Textos para a atividade 4 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31









1. RESUMO

O presente trabalho apresenta um projeto de ensino que se baseia na proposta metodológica de temas sociais, em que os temas são escolhidos pelo professor e parte da realidade da comunidade, onde atrás dos temas há problemas vividos pelos alunos, neste sentido o professor considera o contextosocial que o aluno está inserido e seus conhecimentos cotidianos.

O projeto aborda o tema alimentos em uma escola hipotética da cidade de Florianópolis em Santa Catarina, sendo trabalhados os momentos pedagógicos, que se dão com: a problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.2. INTRODUÇÃO

A necessidade de uma nova abordagem dos métodos de ensino de química se faz necessário frente à situação que se encontra o ensino de química atual, o qual não atende aos objetivos da formação da cidadania, nem o objetivo educacional.

Sob esta perspectiva o trabalho em projetos que visam suprir essa deficiência é de grande importância. E um dos trabalhos de referênciaatualmente são as propostas metodológicas de temas sociais. Destaca-se o trabalho do professor Wildson Luiz Pereira dos Santos (SANTOS et al., 2004), que tem feito relevantes contribuições nesse sentido.

Essa forma de ensinar que busca a participação dos alunos tem crescido e traz bons resultados. Ela parte de temas que são pré-definidos pelo professor a partir de temas sociais, em que essestemas químicos sociais desempenham papel fundamental no ensino de química para formar o cidadão, pois propiciam a contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno. Além dos temas químicos permitirem o desenvolvimento das habilidades básicas relativas à cidadania como a participação e a capacidade de tomada de decisão, pois trazem para sala de aula discussões de aspectos sociaisrelevantes, que exigem dos alunos posicionamento crítico quanto a sua solução, levando-os a compreenderem os processos químicos do cotidiano, de avaliarem as implicações sociais das aplicações da química e de compreenderem a realidade social em que estão inseridos. Proporcionando aos alunos adquirirem uma concepção de ciência como atividade em construção.

Assim, os temas químicos sociais não têm umfim em si mesmo, mas sim uma função de contextualizar o conhecimento químico. Vindo a ser uma proposta de grande valor diante da necessidade de se buscar um redirecionamento para a função do ensino de química atual, e que vem a proporcionar uma nova maneira de encarar a educação.




3. DESCRIÇÃO DO PROJETO




1. Público Alvo

O público alvo serão alunos de 2° ano de...
tracking img