Programa terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Flávio Gustavo Rodrigues

PLANO DE EMPREENDIMENTO

EXPANSÃO/MELHORIA DO
PROGRAMA terceira IDADE
do sesi-rj

SUMÁRIO EXECUTIVO

É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO/MELHORIA NO ATUAL PROGRAMA TERCEIRA IDADE DO SESI-RJ, POIS O PROGRAMA ATUAL OFERECE POUCO TEMPO DIÁRIO DE ATIVIDADES E PEQUENA INTEGRAÇÃO COM AS OUTRAS ÁREAS E SERVIÇOS DA INSTITUIÇÃO EESTE PLANO DE EMPREENDIMENTO PROPÕE SOLUCIONAR ESSA LACUNA.

O objetivo deste Plano de Empreendimento é apresentar uma proposta de Expansão/Melhoria no Programa Terceira Idade do SESI-RJ, oferecendo um novo horário diário, aumentando as atividades do grupo, com uma carga horária diária de 4 horas, freqüência de 5 dias na semana, integrando a oferta de atividades de Saúde, Educação, Cultura,Empreendedorismo, Esporte e Lazer.

O Programa SESI Terceira Idade que visa atender as pessoas maiores de 50 anos, atende a uma faixa etária que vem se demonstrando como um nicho de mercado com várias oportunidades de aplicação de programas dedicados a esse público alvo. Pois é divulgado constantemente em pesquisas e na mídia o comprovado aumento e a tendência de crescimento dessa populaçãodevido à ampliação da expectativa de vida e à elevação do poder aquisitivo deste público.

Para esse projeto foi estimado o investimento inicial e pré-operacional na ordem de R$ 121.000,00 para Divulgação, Estudo de Mercado Detalhado, Pesquisa de Sondagem e Treinamento da Equipe com retorno a esse investimento esperado em 8 (oito) meses. Com a implantação do novo modelo de atuação aexpectativa é de impacto em médio prazo na vida de aproximadamente 1.000 idosos, considerando que alguns idosos permaneceram em outros pacotes com menos atividades.

1. características dO SERVIÇO

ÁREA/INSTITUIÇÃO PROPONENTE

O Programa SESI Terceira Idade contribui para as metas/objetivos estratégicos do Sistema FIRJAN, listados abaixo:

- Objetivo 1 - Fortalecer a Imagem doSistema FIRJAN
- Objetivo 4 - Ampliar o impacto das ações de Educação e Qualidade de Vida.
- Objetivo 5 - Ampliar a receita de serviços de alto valor agregado.
- Objetivo 8 - Desenvolver novos produtos com base nas tendências de mercado.

O programa SESI Terceira Idade atualmente está sob a gestão da Gerência de Esporte e Lazer, e na modelagem proposta, essa gestão permaneceainda na Gerência atual, porém na atuação nas Unidades Operacionais será necessário maior integração entre as chefias das outras áreas temáticas do SESI (Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer).
Abaixo, segue um organograma simplificado para a implantação e manutenção do seu projeto:

[pic]
Oportunidade Identificada

É possível identificar uma oportunidade deexpansão/melhoria no atual Programa Terceira Idade do SESI-RJ, pois este programa oferece pouco tempo diário de atividades, aproximadamente 1 hora diária, com rotina regular de 3 (três) vezes por semana, e com pequena de integração com as outras áreas e serviços da instituição, e este Plano de Empreendimento propõe solucionar essa lacuna existente no atual programa, oferecendo um novo horário diário,aumentando as atividades do grupo com uma carga horária de 4 horas, integrando a oferta de atividades de Esporte, Lazer, Saúde, Educação, Cultura e Empreendedorismo.

O Programa Terceira Idade atende a pessoas maiores de 50 anos e podemos considerar como potenciais clientes os idosos nessa faixa etária que residem no entorno das Unidades Operacionais do SESI-RJ, que estão localizadas nos seguintesmunicípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Pádua, São Gonçalo, Três Rios, Volta Redonda e 07 unidades espalhadas pela capital do Rio de Janeiro (Centro / Honório Gurgel, Jacarepaguá, Laranjeiras, Santa Cruz, Tijuca, Vicente de Carvalho). Fonte: Censo 2010 - IBGE

Pesquisas internas...
tracking img