Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Política fiscal e Redução do IPI
A redução de impostos sobre prdutos industrializados (IPI) é uma medida de politica fiscal, que, juntamente com as de política monetária (como a redução dos jurosbásicos), compõem o arsenal do governo para amainar os reflexos da crise internacional no Brasil.
Política fiscal é administração das receitas e despesas do governo. Se a receita é maior que a despesa,temos superafit orçamental. No inverso temos déficit orçamental. Tal política afecta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumo e poupança. Talprática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política fiscal restritiva temos diminuição dos gastos públicos e elevação dos impostos, com objetivo de reduzir a demanda agregada e o consumoprivado. Numa política fiscal expansionista, temos aumento nos gastos públicos e corte nos impostos, com o objetivo aumentar a demanda agregada e o consumo privado.
Dado um nível de renda, quantomaiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto, o consumo. E quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto. Assim, se a economia apresenta tendência para a queda no nívelde actividade, o governo pode estimulá-la, cortando impostos e/ou elevando gastos. Pode ocorrer o inverso, caso o objectivo seja diminuir o nível de actividade.
Algumas das medidas que Apodem sertomadas são: · Aumento dos gastos públicos: promove a política fiscal expansionista, pois estabelece novos empregos no governo. Isto é, aumenta a demanda por trabalho, o que pode diminuir a taxa dedesemprego. Ao contrário, para frear a demanda, diminuímos os gastos, como menos investimentos públicos e cortes nas transferências unilaterais. · Diminuição da carga tributária é uma política fiscalexpansionista, pois estimula as despesas de consumo e investimento. O inverso reduz o poder de compra, e com isso diminui a demanda agregada. · Estímulo às exportações, elevando a demanda externa dos...
tracking img