Planejamento de programas de lazer para terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EFI 305 – ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

Planejamento de Programas de Lazer para Terceira Idade em Viçosa - MG

Viçosa – 2011

1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, observou-se uma ampliação da população idosa em virtude do aumento da expectativa de vida ediminuição das taxas de natalidade e mortalidade. De acordo com previsões do IBGE, a proporção de idosos em 2025 será de 52,1% sendo que em 2000 esse valor era de 13,1%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil em 2025 será o sexto maior do mundo em número de idosos. Em 2002, quase 400 milhões de pessoas com 60 anos ou mais viviam no mundo em desenvolvimento. Até 2025, este número terá aumentadopara aproximadamente 840 milhões, o que representa 70% das pessoas na 3ª idade em todo o mundo (Júnior, 2005). O envelhecimento é um complexo processo que ocorre com o passar dos anos e acarreta perdas físicas, psíquicas e sociais. Segundo Nakagava e Rabelo (2007), este é caracterizado por uma redução das funções fisiológicas, o que acarreta uma diminuição da resistência muscular e aeróbica, quepode comprometer a saúde e qualidade de vida do idoso. Dessa forma, se faz importante criar estratégias para possibilitar uma maior qualidade de vida aos idosos, e uma das estratégias possíveis, é o lazer.
O individuo, ao participar de atividades de lazer, estabelece relações com as pessoas e com o mundo, condição que favorece o inter-relacionamento e a interação ambiental, contribuindoassim para uma melhor qualidade de vida. Um estilo de vida ativo está associado à maior capacidade de trabalho físico e mental, mais entusiasmo para vida e sensação de bem estar, menores gastos com saúde, menor risco de doenças crônico-degenerativas e mortalidade precoce.
Dentre os diversos conceitos, o lazer pode ser definido como o tempo livre isolado do período de trabalho, no qual aspessoas exercem diversas formas de vivenciar o prazer. Pode ser definido também, como um conjunto de tarefas no qual o indivíduo associa-se sem obrigatoriedade, para relaxar, divertir-se, entreter-se, livre das obrigações sociais e profissionais (DUMAZEDIER, 1976). Este conceito faz nos remeter a idéia de que as práticas de lazer devem ser executadas com total voluntariedade do praticante, fazendo comque seja uma atividade que ocupe o tempo de forma prazerosa e que além de tudo contribua para uma melhora na qualidade de vida, promovendo a saúde e o bem estar, oferecendo novas experiências que se adéqüem as necessidades, interesses e preferências dos indivíduos.
“No âmbito do lazer do idoso, elemento que tem vital importância pelo fato do aumento abrupto do tempo livre dasobrigações trabalhistas, também, crescem as preocupações e tênues iniciativas voltadas às questões da qualidade de vida e do preenchimento qualitativo deste tempo livre, no sentido de libertá-lo dos estereótipos sociais que o afligem e rotulam, tanto mais improdutivo e decadente, quanto mais avança em sua idade cronológica” (Gáspari e Schwartz, 2005).

A atividade física e lazer sãoimportantes para toda faixa etária, contudo para a população idosa ela se torna essencial por contribuir na minimização dos efeitos deletérios que ocorrem com o processo de envelhecimento, proporcionando independência, autonomia, prazer, bem-estar físico e mental, socialização e uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

2. JUSTIFICATIVA

Com o aumento da longevidade, a implantação depolíticas e programas sociais voltados à qualidade de vida e ao lazer, se torna essencial. Espaços para prática do lazer e projetos que contemplem o público idoso devem ser elaborados e implantados, pois além de minimizar os gastos públicos esse grupo seria mais autônomo e independente. Sendo assim, o poder público deve preocupar-se com uma política que priorize ações que estimule e beneficie o...
tracking img