Turismo na terceira idade: programa “viaja mais, melhor idade.“

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A melhoria da qualidade de vida está ocasionando, além do aumento da expectativa de vida, uma transformação demográfica que tem conduzido ao gradual envelhecimento da população. O aumento da longevidade é consequência do avanço da medicina e da prevenção e controle de doenças. Com a aposentadoria, a saída dos filhos de casa e o tempo livre, o segmento turístico da terceira idadeestá crescendo a cada ano. Além disso, para esse público potencial, está havendo maior conscientização da importância da atividade física, do abandono do sedentarismo e da pratica do lazer, para a melhoria da qualidade de vida e da inclusão social. Essas novas configurações sociais levaram o Ministério do Turismo a criar, em 2007, o Programa “Viaja Mais, Melhor Idade”, para estimular o público daterceira idade a viajar pelo Brasil, em períodos de baixa ocupação.
O programa oferece descontos em pacotes turísticos nas agências cadastradas, hotéis, pousadas e meios de transporte, contribuindo para a inclusão social dos idosos, aposentados e pensionistas, proporcionando-lhes oportunidades de viajar e de usufruir dos benefícios da atividade turística, ao mesmo tempo em que fortalece oturismo interno, principalmente na baixa temporada
Essas condições levaram ao interesse por investigar o rendimento do programa, ao longo desses dois anos, observar se os benefícios oferecidos para a terceira idade são trabalhados corretamente pelas agências e hotéis cadastrados, bem como identificar o conhecimento e a procura da terceira idade e analisar o interesse das empresas turísticas eminvestir, trabalhar e divulgar esse programa.
Para desenvolver o tema proposto, partimos da seguinte indagação: Quais são as contribuições do Programa “Viaja Mais, Melhor Idade,” desenvolvido pelo Ministério do Turismo, para as empresas turísticas e os consumidores potenciais desse produto?
Objetivamos apresentar os resultados do Programa “Viaja Mais, Melhor Idade”, desenvolvido pelo Ministériodo Turismo, no ano de 2007, bem como identificar as agências e hotéis do Rio de Janeiro que aderiram ao programa, para indicar os índices de procura da terceira idade e o volume de vendas, junto a esse segmento, na cidade de Niterói, de modo a demonstrar os benefícios do programa para o público - alvo e para os empreendimentos turísticos envolvidos.
As hipóteses levantadas no projeto dotrabalho estão basicamente relacionadas às estratégias de divulgação do programa: se houvesse continuidade de ações em divulgação e propaganda ao programa que, na etapa de lançamento era intensa, a procura não cairia e a lucratividade seria mantida estável. No mesmo sentido, não haveria queda do interesse das empresas turísticas, como agências e hotéis, em continuar trabalhando com o programa e, se asempresas turísticas tomassem a iniciativa de promover, divulgar e trabalhar os benefícios e descontos oferecidos, aumentaria a procura e o interesse da terceira idade pelo programa.
Para desenvolver o tema proposto, foram pesquisados artigos científicos, livros de autores consagrados, como, Barreto (2005), Lopes (2005) e Moletta (2000), publicações da mídia e da Internet, além de informaçõesoficiais sobre o programa, no site do Ministério do Turismo. Foi realizada uma pesquisa de campo com a população objeto do estudo, com aplicação de questionários e entrevistas com empresas turísticas, agências e hotéis, a fim de identificar o interesse destes pelo programa e o índice da procura da terceira idade.

1 TURISMO E TERCEIRA IDADE

O turismo é uma atividade extremamentesegmentada, que permite classificar os clientes por idade, renda, atividade profissional, preferências, etnias e outros fatores que orientam a procura por produtos turísticos. De acordo com Lopes (2005),

por meio da segmentação de mercado torna-se possível conhecer, melhor as necessidades e desejos dos consumidores [....]objetivo é aplicar o marketing em...
tracking img