A melhor idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Apoio a Terceira Idade: Qualidade de Vida na Terceira Idade.


Lucinara Lívia Borges, Amanda Franciele Pereira dos Santos, Joselma Alves Lopes, Thulio Araújo Guimarães, Tayenne Nayara Moura Silva. *


*Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins
Campus: Paraíso do Tocantins TO











RESUMO




Tendo-se em conta a expectativade vida cada vez mais alta, vários estudos têm sido desenvolvidos de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade. Objetivou-se conhecer a opinião dos idosos do município de Paraíso do Tocantins – To que participam do Projeto Melhor Idade, quais são as suas expectativas sobre o projeto, o que falta para a qualidade de vida dos idosos ser melhor. A proposta deste projetoé ofertar programas e atividades multidisciplinares que têm como objetivo ofertar a comunidade de pessoas acima dos 60 anos de idade, a oportunidade de cuidar de sua saúde, através da participação nos grupos de atividades. O programa oferece (dança de salão, atividades físicas adaptadas, grupo terapêutico, música, artes, culinária, entre outros). A análise da referida questão foi realizada atravésdo método de Entrevista. Este projeto é o aperfeiçoamento das atividades realizadas. Um Centro de Apoio a Terceira Idade: Qualidade de Vida na Terceira Idade. Idealizado pelos alunos do curso de Administração Módulo II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Campus Paraíso.

Palavras-Chave: Idosos. Terceira Idade. Qualidade de Vida.


1. Introdução
A chegada à TerceiraIdade traz consigo limitações sobre um corpo já muito vivido. Já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos e do raciocínio, a mesma coordenação motora da época da juventude, Há mais tempo disponível, mas os idosos não sabem o que fazer como ele... Acostumados a fazer, não sabem o que é ser... (Olga Inês Tessari, 2010).
O tempo é um fator decisivo na transformação da realidade, dasociedade e do próprio homem. A velhice surge, atualmente, como uma vitória sobre o tempo, tempo que se transforma em muitos anos de vida.
A população idosa que até então consistia em uma minoria e era esquecida em função de outras faixas etárias, passou a ser alvo de preocupação e atenção de vários grupos. Essa preocupante realidade exige soluções em diversas áreas, pois diferentes são asnecessidades dessas pessoas, e cada vez mais estão buscando dar novo sentido e significado à essa nova etapa do curso de vida.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto responsável pelo Censo Demográfico do país. No final desse século 13.914.371 idosos compõem o quadro populacional geral, ou seja, 1 em cada 18 brasileiro terá 65 anos ou mais. A projeção para o anode 2020, quando a esperança de vida estiver alcançando 7,5 anos, a população será formada por cerca de 23,5% de jovens e 7,7% de idosos, ou seja, será composta por 16,2 milhões de idosos, 1 em cada 13 pertencerá à população idosa. A estimativa para o ano de 2025 é de que tenhamos um aumento de cinco vezes da sua população geral e de 25 vezes da sua população idosa. Por volta de 2080 a proporção dejovens e idosos deverá se estabilizar, com respectivamente 20% e 15% do total (Camargo, 1988).
Faz-se necessário uma concentração de esforços nas diferentes áreas profissionais, objetivando um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento, e principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo. Sabe-se queinatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade.
Diante da importância social em que o homem é levado a pensar, reconhecer as políticas sociais voltadas para o idoso é afirmar uma melhor qualidade de vida para o cidadão. Deste modo, dirigimos uma discussão entre a qualidade de vida dos idosos e o projeto Melhor Idade. Assim, este projeto adota a proposta...
tracking img