Processos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

Dentre os diversos métodos de coletas de dados na pesquisa social, a entrevista é uma das formas que permite uma maior interação entre o pesquisador e o pesquisado, considerando as entrevistas estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas ou, entre um pesquisador e um grupo de pessoas, no caso das entrevistas em grupo ou focais. Naturalmente é uma metodologia que também possuialgumas limitações como, por exemplo, o gasto de tempo e de dinheiro para a sua realização. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar os tipos de entrevistas, suas características e os cuidados na utilização de cada uma das técnicas, além de indicar uma maneira que se julga adequada de conduzir uma entrevista e de analisá-la, bem como apresentaremos os tipos de questionários e aobservação participante como fonte de obtenção de dados. Para que assim, os gestores possam a partir destes dados obtidos, fazer a tomada de decisões de uma forma mais profissional e com menos risco à empresa.

PALAVRAS CHAVES: Entrevistas, Questionário, Observação participante

2. INTRODUÇÃO

2.1 A ENTREVISTA


“É um método de recolha de informações que consiste em conversas orais,individuais ou de grupos, com várias pessoas selecionadas cuidadosamente, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade é analisado na perspectiva dos objetivos da recolha de informações.” (Ketele, 1999: 18).

A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre alguém com os conhecimentos e as habilidades necessários para ajudar você e suaequipe a apresentarem um desempenho ainda melhor, e para que o candidato escolhido encontre um trabalho que o ajude a pôr em prática seus talentos e os desenvolva. Ela é um dos meios disponíveis ao analista de O&M para o levantamento de informações. Consiste de um diálogo entre entrevistador e entrevistado, dentro de um roteiro previamente elaborado. Como tal, deve ser adaptado aos níveisprofissional, social e cultural do entrevistado. A entrevista tem como objetivo minimizar resistências naturais das pessoas às modificações. Sendo consultadas, elas se sentem co-responsáveis pelas mudanças e, portanto, predispostas a aceita-las.
Através de um questionamento oral ou de uma conversa, um indivíduo ou um informante-chave pode ser interrogado sobre os seus atos, as suas idéias ouos seus projetos. Previamente, a entrevista carece de um propósito (tema, objetivos e dimensões) bem definido e é essencial ter uma imagem do entrevistado, procurando caracterizar sucintamente a sua pessoa. De seguida, selecionam a amostra dos indivíduos a entrevistar segundo um método representativo da população ou de oportunidade.

2.2 COMO FAZER UMA ENTREVISTA

Elaborar o conteúdo de umaentrevista, principalmente no caso de estruturadas e semi-estruturadas, requer alguns cuidados. Toda entrevista precisa de uma introdução, que consiste, essencialmente, nas devida explicações e solicitações exigidas por qualquer diálogo respeitoso, ou seja, cabe ao pesquisador, ou aos entrevistadores, contextualizar o entrevistado, ou o grupo, para que entendam do que se trata e qual o objetivo.
Nocaso de uma entrevista estruturada, a escolha das perguntas é mais importante ainda, pois este será o roteiro de questionamentos a ser utilizado pelo pesquisador ou pelos entrevistadores que contratar para auxiliá-lo e, por isso, as perguntas devem ser padronizadas na medida do possível a fim de que as informações obtidas possam ser comparadas ente si”. Cabe um treinamento adequado aosentrevistadores para que todos compreendam os termos adotados e a correta forma de aplicação do instrumento.. Para eliminar alguns problemas comuns no processo de entrevista e análise, serão apresentadas as etapas de uma entrevista para que se obtenha os melhores dados de informações.

2.2.1 Fase de preparação da Entrevista

A entrevista é um método de seleção bastante eficaz, mas existe a necessidade...
tracking img