Processos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chiavenato propõe modelo gestão de pessoas baseado em sistemas


Utilizar a visão sistêmica para a estruturar a gestão de pessoas é a tendência das organizações que buscam melhorar suas relações e aumentar a produtividade dos colaboradores. O processo tradicional de divisão do trabalho sai de cena é dá lugar a um esquema integrado.

A área de Recursos Humanos deixa de centralizar asatividades ligadas aos funcionários e colaboradores e se transforma em um elemento facilitador. Os líderes assumem parte da responsabilidade de tratar assuntos que transpõem a fronteira operacional. As contratações deixam de ter como objetivo, o simples preenchimento de cargos, e passam a focar o quanto aquele novo profissional agregará ao negócio como um todo.

Essa nova arquitetura é defendida por,Idalberto Chiavenato, um dos mais conhecidos e tradicionais autores brasileiros da área de administração de empresas e líder do instituto de educação que leva seu nome. Com mais de 70 anos de idade, ele acompanha as transformações das organizações brasileiras há mais de quatro décadas. E prevê desaparecimento gradativo do modelo tradicional da relação empregador-empregado, como explicou empalestra na sede da FNQ, no dia 6 de março. A apresentação de Chiavenato abriu o ciclo 2008 de encontros semanais.

Processos organizacionais

"Não podemos mais ver o ser humano como um recurso organizacional padronizado, um provedor de mão-de-obra que precisa ser monitorado por controles externos, que costumam ser desmotivadores. Cada pessoa é um pequeno mundo dentro do complexo universoorganizacional, que deve ser orientada e ter suas potencialidades aproveitadas ao máximo”, afirma o especialista, ao mostrar as limitações do modelo tradicional de recursos humanos.

Para o professor, o esquema convencional de relação entre empresas e pessoas inibe o aproveitamento mais amplo da capacidade dos funcionários e colaboradores. Nele, o profissional fornece seus conhecimentos técnicos referentesà sua função e só. Outros talentos que poderiam contribuir para o crescimento da organização ficam escondidos. Daí a necessidade de utilizar o pensamento sistêmico para gerir pessoas.

O esquema de relacionamento defendido pelo estudioso prevê e integra seis processos organizacionais: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. Essas atividades devem ser aplicadasdiretamente pelos líderes e não centralizadas no departamento de Recursos Humanos. A este, cabe organizar, facilitar e multiplicar. É de sua responsabilidade preparar os gestores de equipes, áreas e processos e apoiá-los em seu novo desafio. Eles passam a lidar com seu grupo de colaborados em todos os aspectos, e não somente em assuntos técnicos e operacionais, como manda a postura tradicional.Segundo o estudioso, mais do que dinheiro, materiais ou equipamentos, os maiores desperdícios das empresas estão nos aspectos intangíveis. “Uma gestão de pessoas mal programada leva ao desperdício de talentos, experiências e conhecimentos”.

Desempenho humano é um meio

Chiavenato diz que a eficácia das pessoas deve ser medida pelos resultados que elas alcançam. A capacidade e o bom desempenho sãosomente meios que levam ao fim, que é o bom produto ou serviço. O que agrega valor à organização não é a capacidade ou a intenção, mas o resultado. Mantendo a visão sistêmica, o especialista lembra que para alcançar as metas é necessária uma soma de fatores, composta pela atuação do profissional aliada às condições do ambiente em que ele está inserido.

O professor explica que um sistema eficazde gestão de pessoas precisa enfrentar quatro principais desafios: transformar o homem em talento; o talento em capital humano, o capital humano em capital intelectual e o capital intelectual em resultados tangíveis. “Na medida em que temos os talentos, as tarefas estão organizadas, a cultura e o clima organizacional são propícios à execução do trabalho e as lideranças cumprem seu papel, o...
tracking img