Problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
    •  

Introdução Brasil: Localização Geográfica; Problemas ambientais; Cabo Verde: Localização Geográfica; Problemas ambientais; Japão: - Localização Geográfica; Problemas ambientais; Conclusão Bibliografia

Nas últimas décadas tem-se assistido a uma preocupação crescente com as questões ambientais, visto ser uma realidade que acaba por pôr em causa o equilíbrio do planeta. Asmodificações que se têm dado na estrutura ambiental , resultantes da destruição da camada do ozono, do aumento do efeito de estufa, da perda constante da biodiversidade e da visão da terra como um ser vivo, conferem uma dimensão planetária às questões relativas ao ambiente. Contudo os problemas de ambiente não se colocam nos mesmos termos no “Norte” e no “Sul”. Nos países mais pobres, os problemasambientais estão, na sua maioria, associados ao subdesenvolvimento. Nos países industrializados, os problemas do meio ambiente estão, essencialmente, ligados à industrialização. A forma de resposta face às questões ambientais diverge de país para país, de acordo com o grau de desenvolvimento. Ao longo do trabalho, vamos analisar pormenorizadamente cada país (Brasil, Japão e Cabo Verde), conhecer osproblemas que afectam o seu ambiente e reflectir também sobre as soluções destes problemas, à imagem de cada país.

Localização Geográfica

Problemas ambientais no Brasil

Complexo quadro de Crise Geral

Falta de uma política de planeamento quanto á utilização dos recursos naturais

Utilização irracional da fauna, flora, água, solo, ar; Perdas irreversíveis para a natureza; Degradaçãoambiental;

Embora estejam a ser feitos vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas às áreas de preservação e lugares paradisíacos,mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada um desses itens sofre algum tipo de degradação.

 Fauna
Apesar da fauna brasileira ser uma das mais ricas do mundo, algumas espécies encontram-se extintas e muitas outras correm esse risco.

Destruição de Habitats ; Caça /pesca predatórias; Introdução de espécies estranhas a um determinado tipo de ambiente;Tráfico de animais silvestres; Poluição, assim como a caça predatória, que alteram a composição das cadeias alimentares;  Desaparecimento de algumas plantas vitais a algumas espécies;

 Há uma lista de animais em extinção: Ararinha, AraraAzul, Cachorro-vinagre, Cervo-DoPantanal, jaguatirica, loboguará, mono-carvoeiro, mico-leãodourado, onçapintada, tamanduábandeira ,tatú-canastra, veado-campeiro,entre outras (398 espécies em extinção no Brasil).

 Flora
Desde o princípio de sua história que o homem tem exercido uma intensa actividade sobre a natureza extraindo as suas riquezas florestais, desde as planícies até, em menor intensidade, as montanhas.

As florestas têm sido muitas atingidas devido ao:  Aumento e ocupação demográfica s/ planeamento;  Práticas agrícolas intensivas; Queimadas feitas pelo homem e consequente aceleração dos processos de erosão e degradação dos solos;  Incêndios;

 150 mil Km2 de floresta tropical são derrubados por ano, sendo que no Brasil, são em torno de 20 mil km2 de floresta Amazónica. Além desta, a Mata Atlântica é a mais ameaçada no Brasil e a quinta no mundo, já tendo sido devastados 97% da sua área.

Desflorestação por estadosdesde 1999

O Gráfico abaixo mostra a área perdida desde 1988 até 2008

 O maior recuo da floresta ocorreu em 2004.  A área perdida foi menor em 1997 que em 2007.  A área perdida a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.  A área perdida por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.  O total de área perdida em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60.000 km2.

 Recursos...
tracking img