Problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
aelde cardoso de sá

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
PROBLEMAS AMBIENTAIS

2011

INTRODUÇÃO
O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil. Existem dois tipos de problemas no Brasil: os problemas urbanos mais conhecidos e também os problemas rurais. Os problemas urbanossão mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos. Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem.
Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante dasatividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos ambientais" (Resolução CONAMA 001, de 23.01.1986)
A degradação ambiental, principalmente nos grandes centros urbanos, é objeto de preocupaçõescrescentes dos gestores públicos. Conforme os resultados obtidos pelo IBGE através de pesquisa sobre o meio ambiente, os impactos sobre os recursos naturais que mais afligem os gestores ambientais municipais são os problemas nos recursos hídricos (assoreamento e poluição de algum corpo d’água), contaminação do solo e poluição do ar.
A pesquisa mostra ainda que queimadas, desmatamentos e destinaçãoinadequada de esgoto doméstico são as causas mais presentes para o conjunto dos problemas apontados.
Somente através do uso de práticas de manejo, que não agridam o meio ambiente, pode-se assegurar a perpetuidade da produtividade dos ecossistemas para as futuras gerações. Por isso precisamos desenvolver junto às administrações públicas, um modelo de gestão que assegure a preservação ambiental.

2- Desenvolvimento
O meio ambiente, nos últimos anos, vem sendo exaustivamente discutido em função da degradação da natureza e conseqüente decadência da qualidade de vida, tanto nas cidades, como no campo. Essa situação decorre, entre outras razões, do mau gerenciamento ambiental advindo do setor público e privado.
A questão do meio ambiente vem sendo discutida nos Municípios para melhorplanejar uma maneira de minimizar os problemas ambientais surgidos e também conscientizar toda a população. O Município de Jenipapo de Minas é um Município recém emancipado, situado no Vale do Jequitinhonha, com uma população de 7.165 habitantes e como tantos outros, o Município enfrenta inúmeros problemas ambientais tanto na zona urbana como na zona rural.
Analisando uma área da Comunidade Rural doMunicípio, denominada de Curtume, existe uma pocilga de propriedade de um morador e já vem sendo discutido os problemas ambientais gerados pela mesma pela comunidade local e gestores Municipais. A Comunidade de Curtume fica há 14 km da sede, com aproximadamente 35 famílias.
Com essa análise pude observar o impacto ambiental causado pelos dejetos de suínos na Comunidade. Pude perceber a atualsituação da atividade suinícola, uma vez que esta atividade está presente na maioria das propriedades rurais do município, empregando basicamente mão-de-obra familiar e constituindo-se em fonte de renda. Embora trazendo benefícios para o produtor, a criação de suínos nesta Comunidade não utiliza práticas que garantam um destino adequado aos dejetos. Pude perceber também a degradação da mata ciliar noentorno do córrego que é de fundamental importância para a manutenção da diversidade da flora e fauna, contenção do assoreamento de recursos hídricos e preservação das margens e da qualidade ambiental de corpos d’água.
Apesar do desenvolvimento econômico que a suinocultura proporciona, também está criando um sério problema ao meio ambiente, pelo alto poder poluente dos dejetos (biomassa de...
tracking img