Problemas ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Problemas ambientais no mundo


Apesar do final da Guerra Fria e da aparentemente afastada possibilidade de uma guerra global termonuclear, outros problemas ainda afligem a humanidade. Alguns são problemas velhos, outros que surgiram recentemente. A questão ambiental do planeta vem se tornando freqüente nas discussões em reuniões internacionais, ao mesmo tempo em que aumenta a certeza deque não é possível dissociar os problemas ambientais dos problemas sociais. Os movimentos de defesa ambiental começam a surgir na década de 70, sucedendo os movimentos pacifistas dos anos 60. Um exemplo nesse sentido é a famosa organização ambientalista Greenpeace. Em 1972 realiza-se a primeira Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento na cidade de Estocolmo, na Suécia. Foi umaconferência com representantes oficiais, desenvolvendo-se paralelamente um evento com organizações não-governamentais (ONGs). Uma de suas conclusões foi a de que o homem possuía o direito a um ambiente equilibrado e saudável e à justiça social. Observe abaixo outras conferências sobre o meio ambiente:
Conferências sobre Meio Ambiente*Protocolo de Montreal (1987) – erradicação gradual da produçãomundial do CFC*ECO 92 (RJ) - conservação da biodiversidade e exploração econômica sustentável assinatura da Convenção Climática (reduzir a emissão dos gases que provocam o aquecimento do planeta) e da Convenção da Biodiversidade*Protocolo de Kyoto (1997) - corte de 5,2% na emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa (entre 2008 e 2012) em relação aos índices de 1990. Posteriormente se aceita umabrandamento (“sumidouros” de carbono – florestas capazes de absorver o CO
2
) em que os países com florestas podem utilizá-las como crédito caso não consigam cumprir sua meta de redução nas emissões de dióxido de carbono. No entanto, os EUA, e recentemente a Austrália, confirmaram que não irão assinar e cumprir os acordos estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto.
A ECO 92 foi realizada no Rio deJaneiro e discutiu especialmente o desenvolvimento sustentável e, ao seu lado, o conceito de eco desenvolvimento. A situação é complicada porque envolve aspecto saparentemente contraditórios e sem possibilidades de serem conciliados. Sociedades humanas necessitam do crescimento econômico e do progresso, precisam ter acesso aos recursos do planeta e serem beneficiados por eles. Seus problemassócio-econômicos precisam ser solucionados. No entanto, a exploração dos recursos do planeta deve ser feita de maneira a não
 
Comprometer o meio ambiente. Observe abaixo as medidas necessárias para enfrentar a questão ambiental:
Medidas necessárias:*compatibilizar crescimento econômico e proteção ambiental
Evidentemente não há uma receita pronta para essa questão, mas não se pode pensar apenas nocrescimento econômico desenfreado, assim como não é possível se pensar em deixar a natureza intocada.
 *promover o eco desenvolvimento
Explorar os recursos naturais sem promover seu esgotamento, preservando-os para as gerações futuras
*resolver o conflito entre o Norte Rico e o Sul Pobre
Os países ricos do Norte freqüentemente acusam os países pobres do Sul de prejudicarem o meio ambiente pelodespejo de esgoto nas fontes de água sem qualquer tratamento, pelo destino inadequado dado ao lixo e pela destruição das reservas florestais. Tais fatos realmente ocorrem. Enquanto isso, os países pobres do Sul acusam os países ricos do Norte de serem os maiores poluidores do planeta devido ao elevado nível de consumo e desperdício, à grande produção de lixo e à grande emissão de resíduos tóxicospela queima de combustíveis fósseis. Isso também ocorre. Assim, enquanto ambos se acusam,adiam a aplicação das medidas efetivas de controle e preservação ambiental e transferem um para o outro a responsabilidade pelos cuidados ambientais.
*estabelecer metas e prazos para redução na emissão de poluentes
alguns problemas ambientais requerem uma atuação mais urgente para que não se tornem...
tracking img