Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Juiz de Fora
ICB-Departamento de Nutriçao






Anna Beatriz Guedes Cabral

Camila Almeida Pavam

Jéssica Almeida Silva da Costa

Rafael Fária Taiva Santos







Dietas da Moda:

Qual o mal que podem causar a saúde humana]





















Juiz de Fora

Novembro de 2010




RESUMO

Objetivo: analisar o uso dasdietas modernas e seu impacto na saúde por jovens de uma escola no bairro Morro da Glória e por praticantes de uma academia no centro da cidade de Juiz de Fora MG. Materiais e métodos: adotou-se o método de abordagem de dois grupos para preenchimento de questionário com um total de 114 entrevistados. Resultado: entre os entrevistados, 38 relataram ter utilizado alguma dieta, sendo a dieta sem gorduraa mais citada pelo grupo 1 (adolescentes de uma escola) e a dieta do Dr. Atkins pelo grupo 2 (freqüentadores de academia). Entre os sintomas mencionados, fraqueza foi o mais citado. As dietas de revistas foram apontadas como as mais prejudiciais a saúde pelos entrevistados. Conclusão: foi comprovado que as dietas modernas trazem danos a saúde e que o numero de entrevistados que relataram utilizardietas da moda, foi consideravelmente baixo, sendo assim podemos concluir que estes possuem maior conhecimento sobre alimentação.



ABSTRACT


Objective: To examine the use of modern diets and their impact on health of young people at a school in the hill of Morro da Glória and practitioners of an academy in the center of the city of Juiz de Fora MG. Materials and methods: we adopted themethod of approach of two groups to fill out a questionnaire with a total of 114 respondents. Results: Among the respondents, 38 reported having used any diet, fat diet without being the most mentioned by group 1 (from a school) and the Atkins diet for group 2 (fitness buffs). Among the symptoms mentioned weakness was the most cited. Diets magazines were cited as the most damaging to health byrespondents. Conclusion: It was proven that modern diets bring harm to health and that the number of respondents who reported using fad diets, it was pretty low, so we can conclude that they have greater knowledge about nutrition.




















Introdução

A busca por um corpo perfeito, de acordo com os padrões da nossa sociedade, tem feito com que a procura por”dietas milagrosas” e práticas populares para o emagrecimento cresça a cada dia. Vale lembrar que os meios de comunicação (mídia, revistas e internet entre outros) facilitam para que informações sobre dietas cheguem até nós e muita das vezes sem nenhum fundamento cientifico, podendo causar frustrações e danos a saúde devida a falta ou ingestão excessiva de determinados nutrientes (NOGUEIRA, 2001).Um exemplo disso seriam as dietas com excesso de gorduras (lipídeos) causando possíveis doenças crônicas como a obesidade, diabetes mellito, colesterol e doenças cardiovasculares.(SANTANA et al, 2003)


Apesar de todos os possíveis danos a saúde várias pessoas ainda buscam essas dietas por falta de informação ou por vontade própria com o objetivo de se enquadrarem na sociedade que ditaum padrão estético magro.


Segundo Botoni, 2001 essa corrida contra as calorias tem sido tão grande hoje em dia que os principais assuntos encontrados em revistas não científicas são meios de emagrecimento rápido (dietas da moda) que apresentam vários fatores equivocados, por apresentarem restrições energéticas extremas e por enfatizar apenas um grupo de alimentos, como é o caso da“dieta da sopa” (anexo 1) e a “dieta da lua” (anexo 2), por exemplo.


A dieta de Robert Atkins (anexo 3) também é restritiva, em seu livro “A Nutrição Revolucionária do Dr. Atkins”,(1977), descreve uma restrição total de ingestão de carboidratos, fazendo com que o corpo chegue a um ponto de utilizar a gordura como combustível energético. Outra dieta também famosa e utilizada...
tracking img