Algumas capacidades gerais de leitura e atividades que favorecem seu desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas capacidades gerais de leitura e atividades que favorecem seu desenvolvimento
Grupo A – Na perspectiva da decodificação (língua em sua dimensão de código):
1. Para melhorar a capacidade de decodificar(sim, esta parte é importante) textos escritos ou expressões numéricas, o professor pode usar estratégias simples: primeiro a leitura para o aluno, em segundo lugar a leitura com o aluno eem terceiro lugar a leitura pelo aluno de partes do texto para os demais. Com o modelo do professor, essas atividades podem favorecer o desenvolvimento da fluência (leitura global de segmentos do texto, ritmo de leitura etc.)
2. Nesse grupo da decodificação também está a capacidade de localizar e reproduzir informações, uma capacidade inicial, mas fundamental para o desenvolvimento de outras.Grupo B – Na perspectiva da compreensão (língua em sua dimensão de discurso) B – I – Antes de ler:
1. Ativação de conhecimentos de mundo: abrir espaço para discussões sobre o tema da disciplina abordado no texto que será lido.
2. Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos: momento de identificação do gênero que será lido por suas particularidades visíveis a um primeiro olhar: éum problema? Um texto de didático de história? Um texto didático de ciências? Como é possível identificar, antes de ler, cada um deles?
3. Checagem de hipóteses: Qual o assunto ou tema do texto? Quem o escreveu? Com que finalidade? Em que suporte ele está? Que leitores o autor imaginou?
B – II –Ao longo da leitura:
1. Comparação de informações: em duplas, ler parágrafo a parágrafo e discutiras informações oferecidas pelo texto.
2. Compreensão global do texto: questões sobre título, partes, parágrafos, resumo etc., feitas a partir de orientação do professor e analisadas em conjunto depois de realizadas.
3. Exploração contextualizada do vocabulário (compreensão local): neste texto, o que certas palavras significam? O que elas querem dizer está definido pela área de conhecimento em queo texto foi produzido? Como é possível perceber essas particularidades?
4. Exploração de implícitos: há alguma informação ou conclusão que pode ser deduzida do que foi lido, mas que não está implícita no texto? Qual é (ou quais são)? Como essa dedução pode ser feita?
B – III–Após a leitura:
1. Exploração de intertextualidade temática: há outros textos, de outras disciplinas, que falam sobre omesmo tema (a água, a violência, o país etc.)? Como podemos concluir isso?
2. Identificação de tipos de discursos usados: argumentação, narração, exposição, instrução, relatos. Qual predomina no texto? Se é uma instrução, em que temos que prestar atenção quando lemos? Se é um trecho argumentativo, que opiniões estão expressas etc.
3. Generalização: em duplas ou pequenos grupos, retomar o texto eanalisá-lo para tirar conclusões sobre fatos, fenômenos, situações, problemas etc., seguindo um roteiro de leitura feito para essas finalidades.
Finalizando, afirmamos que este é um assunto que não se esgota aqui. Sua contribuição favorecerá a continuidade das discussões sobre leitura nas diversas disciplinas.

LEITURA SIGNIFICATIVA: PRÁTICA EM TODAS AS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO ESCOLARObjetivando trabalhar a leitura significativa com os professores de todas as disciplinas fez-se necessário, primeiramente, entender como ocorre esse processo e proporcionar o entendimento aos professores. A leitura significativa é a que remete ao entendimento de conhecimentos que façam sentido para quem lê. Para isso, o primeiro passo é a seleção de materiais adequados, significativos e relevantes aosalunos, o estabelecimento de relações com a realidade, com o conhecimento de mundo e com os conhecimentos prévios, e isso deve ser feito por todos os professores, uma vez que:
Cabe à escola, em meio a tantas mudanças tecnológicas e sociais, estimular a leitura, melhorar as estratégias, principalmente de compreensão (um dos principais problemas de aprendizagem, segundo os exames de avaliação...
tracking img