Projeto de leitura e escrita no ensino fundamental do 6° ao 9° ano

|PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE TREMEMBÉ |
|SECRETARIA DE EDUCAÇÃO|
|EMEF. PROFªAMÁLIA GARCIA RIBEIRO PATTO|



PROJETO PEDAGÓGICO



I – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. Título: Escrevendo Fábulas
2. Professor Responsável/ Disciplina: Luana Maria Monteiro Campos / Língua Portuguesa3. Abrangência: 5ª A e 5ª B
4. Duração: 4 meses


II - JUSTIFICATIVA

Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver procedimentos de leitura e escrita utilizando fábulasvariadas. Atualmente, os alunos vivem um período de perda de referências, pois já não existe mais um modelo de família padrão, com transmissão de princípios éticos e comportamentais, daí a importânciado estudo do gênero.


III - OBJETIVO GERAL

O contato com as fábulas tem como objetivo embutido a transmissão desses princípios éticos de maneira sutil, desenvolvendo assim, as capacidadesde discernimento e criticidade, tendo, portanto, respaldo dos PCN (BRASIL, 1998), no que diz respeito ao tratamento dos temas transversais – ética, e atendendo as suas recomendações, como descritoabaixo:


A característica básica de um projeto é que ele tem um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, que se expressa num produto final no qual todos trabalham e que terá,necessariamente, destinação, divulgação e circulação social internamente na escola ou fora dela. [...] Os projetos favorecem, assim o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem, poiscontribui muito mais para engajamento dos alunos na tarefa como um todo que quando essas são definidas pelo professor. (BRASIL, 1998, p. 87).




Além disso, o projeto visa proporcionar aos...