Sistema finaceiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO CENTRAL DO BRASIL

FUNÇÃO CLASSICA
Um banco central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Além disso, tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam osistema financeiro local. O banco faz isso interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país.

ATRIBUIÇÕES
É de competência exclusiva do Banco Central do Brasil:

* emitir papel moeda e moeda metálica
* executar serviços de meio circulante
* receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais
*realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras
* regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis
* efetuar, como instrumento de política monetária, operações de compra e venda de títulos públicos federais
* autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras
* controlar o fluxo de capitaisestrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.

CVM (COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, alterada pela Lei nº 6.422, de 8 de junho de 1977, Lei nº 9.457, de 5 de maio de 1997, Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001, Decreto nº3.995, de 31 de outubro de 2001, Lei nº 10.411, de 26 de fevereiro de 2002, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, e juntamente com a Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) disciplinaram o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas. A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seupoder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários.


BANCOS COMERCIAIS (BANCOS MÚLTIPLOS)
Os bancos comerciais são intermediários financeiros cujas principais atividades consistem em aceitar depósitos mobilizáveis por cheque e outros meios de pagamento e em conceder empréstimos. Através da sua atividade de intermediação financeira, os bancos comerciaisparticipam no processo de criação de moeda tendo, por isso, a sua atividade muito regulamentada pelas entidades que gerem a política monetária.

COOPERATIVA DE CRÉDITOS
É uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros. O objetivo da cooperativa de crédito é prestar assistência creditícia e a prestação deserviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis. No Brasil as cooperativas de crédito são equiparadas as instituições financeiras (Lei nº 4.595) e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O Cooperativismo possui também legislação própria, a Lei 5.764/71 e a Lei Complementar 130/2009.

BANCOS DE INVESTIMENTOS
O mercado de dinheirose divide entre instituições financeiras monetárias e não monetárias. Os bancos comerciais são instituições monetárias, pois tem o poder de emitir dinheiro, na forma de moeda escritural. Os bancos de investimentos são instituições financeiras não monetárias, não podem emitir moeda. Assim, os bancos de investimento captam dinheiro no mercado, pagando determinados juros e emprestam esse dinheiropara empresas, em prazos mais longos, com juros maiores, embolsando a diferença. Os empréstimos efetuados em bancos comerciais dificilmente tem prazo de pagamento superior a 6 meses. Afinal, o lastro desses empréstimos é o mais volátil dos capitais, os depósitos à vista. Assim, quando as empresas precisam de financiamentos em prazos mais longos, recorrem aos bancos de investimento. Que no Brasil,...
tracking img