Principios de le chatelier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Acre
Centro de Ciências Biológicas e da Natureza
Curso de Licenciatura em Química
Físico-Química Experimental

Relatório referente à prática: Princípio de Lechatelier.

Discentes: Luana Feitosa,
Ludimila Klippel,
Mª Josiane Bezerra,
Rubia Soares.
Docente: Profº. Dr. Miguel G. Xavier

Rio Branco, 31 deoutubro de 2012.
RESUMO
O experimento teve como finalidade verificar o Princípio de Le Chatelier observando que ele propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações de concentração, de pressão e de temperatura.

1. INTRODUÇÂO

Henri Louis Le Châtelier,químico e professor francês (1850 – 1936) estudou as perturbações/fatores que influenciam a evolução do sistema reacional e é a ele que se deve o Princípio de Le Châtelier , também conhecido como Princípio de Le Chatelier-Braun, que cita:
“Se um sistema em equilíbrio é sujeito a uma variação na pressão, na temperatura ou na quantidade química de um componente, haverá tendência para a evolução dareação no sentido em que se reduz o efeito dessa alteração.”
Na formulação desse princípio, Le Chatelier se baseou nos trabalhos de J. H. van’t Hoff e nas ideias de G. Lippmann a respeito dos fenômenos recíprocos (Gold e Gold, 1984; Treptow, 1980). Ao estudar a evolução de sistemas em equilíbrio devido a alterações de temperatura, van’t Hoff (1984) enunciou uma lei conhecida como “princípio doequilíbrio móvel” que afirma que: “uma diminuição de temperatura, a volume constante, desloca um equilíbrio químico para a formação do sistema que desenvolve calor”. Lippmann, baseado no princípio de Lenz que expressava a “reciprocidade” entre fenômenos elétricos, propôs um princípio geral no qual afirma: “o sentido no qual ocorre um fenômeno é sempre tal que o fenômeno recíproco tende a se opor àprodução do fenômeno primitivo”. Assim, baseado nessas ideias, Le Chatelier generalizou a lei de van’t Hoff para mudanças em variáveis de condensação, ou seja, pressão e concentração.
Sabemos então que hoje as reações estudadas em química não resultam de uma conversão completa de reagentes em produtos, pois todas elas podem alcançar um equilíbrio, mesmo que isto nem sempre seja evidente. No estado deequilíbrio a razão entre a concentração de reagentes e produtos é constante. O que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual á velocidade da reação inversa e, por isso, não é mais observado modificações macroscópicas no sistema em estudo. Diz-se que o equilíbrio químico é dinâmico, pois as reações direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porem opostas.
Asconcentrações das substancias em equilíbrio, numa determinada temperatura, guardam entre si uma relação definida que é expressa pela equação genérica da constante de equilíbrio, K
aA (aq) + bB(aq) cC (aq) + c=dD (aq)
K = 
A relação da concentração no equilíbrio químico, ou seja, a posição do equilíbrio é independente da forma como este equilíbrio foi alcançado. Entretanto, esta posição éalterada pela aplicação de forcas externas, que podem ser mudanças de temperatura, de pressão ( se houve reagentes ou produtos gasosos) de volume ou na concentração total de um reagente ou produto. O primeiro principio de Lê Chatelier estabelece que a posição do equilíbrio sempre mudará na direção que contrabalancei ou minimize a ação de uma forca externa aplicada ao sistema. Isto significa que sehouver aumento da temperatura de um sistema reacional, provoca-se a reação química que contribui para resfriar o sistema (consumindo energia térmica). Ou ainda se houver aumento o aumento proposital de um dado reagente ou produto, o equilíbrio favorecerá a reação de consumo desta substancia em excesso ate que seja retomado um novo equilíbrio.
Este relatório terá como objetivo identificar o...
tracking img