O futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a REENGENHARIA?
O termo original de reengenharia foi dado por Michael Hammer e por James Champy, diremos que a reengenharia de processos de negócio (BPR - Business Process Reengineering) preconiza uma mudança radical dos princípios desses processos, quebrando regras tabu de gestão até agora intocáveis, com o fim em vista de obter incrementos drásticos da performance da organização, doponto de vista da criação de valor para o “cliente” . Essa mudança, para além de radical e, por vezes, dolorosa, deve ser levada a cabo com rapidez, podendo conduzir, no limite, à própria transformação da organização ou negócio. Evolução do termo “Reengenharia”
O termo reengenharia foi utilizado, em 1988 com o sentido de uma alteração tecnológica. Posteriormente, Hammer utilizou-o comoinstrumento de gestão, representativo da atitude radical de repensar totalmente os processos essenciais de um negócio, para obter melhoramentos acentuados. Nos últimos anos, o âmbito do termo reengenharia tem vindo a ser alargado.
“Hoje em dia, utiliza-se o termo ?reengenharia? para tudo, desde a alteração de tecnologia até ao repensar completo de uma organização ou negócio”
A visão integrada dareengenharia tem em conta três componentes:  Os processos, As pessoas, As tecnologias.


3. Definições de Reengenharia

Desde o surgimento da Reengenharia, houve um aumento exponencial no número de pesquisadores e consultores que trabalham neste campo. Porém, nem todos definem Reengenharia da mesma forma, e nem todos concordam no que a Reengenharia deveria fazer.
Antes de discutiralgumas definições sobre Reengenharia é importante citar duas escolas de pensamento. A primeira liderada por Michael Hammer após a publicação de seu artigo e reforçada (HAMMER, 1993) onde defende o redesenho completo do processo, ou seja, partindo da estaca zero como se o processo não existisse, e se insiste numa mudança radical para promover medidas extremas e então provocar reformas e melhoriasdrásticas. Na visão de Hammer, a BUSINESS PROCESS REENGINEERING deve ser uma proposição para tudo ou nada e que não pode ser planejada meticulosamente, nem pode ser realizada em pequenos passos cautelosos. Para ele, as mudanças devem ser radicais e elas devem ser implementadas depressa. Os trabalhos de Hammer conduziram à conclusão de que o redesenho dos processos tem que penetrar no núcleo daorganização e deve produzir mudança fundamental em áreas como papéis e responsabilidades, medidas e incentivos, estrutura organizacional, tecnologia da informação, valores compartilhados e habilidades. Recomenda uma abordagem de quadro limpo para produzir a mudança fundamental nestas áreas e afirma que este seria o único modo das organizações evitarem a armadilha clássica da Reengenharia em enfocar acorreção do estado atual.
A segunda escola de pensamento é oriunda de Thomas Davenport, após a publicação em 1990 de seu artigo que é mais holística, preocupando-se mais com o lado humano. Davenport declara que a maioria das implementações de BUSINESS PROCESS REENGINEERING levam de 2 a 3 anos e que, enquanto a fase de desenho da Reengenharia é revolucionária o bastante em termos das mudanças queela pressente, a implementação é freqüentemente bastante evolutiva. O argumento dele é que, por causa do custo de produção da mudança radical, a maioria das organizações tende a fazer isto bem lentamente. A ssim, encontra-se na literatura várias formas para definir a Reengenharia de Processos e a Reengenharia de Negócios. Segue algumas delas:
• Reengenharia é mudar a forma com que o trabalho éfeito. Reengenharia é começar novamente da estaca zero... É rejeitar os critérios convencionais e suposições recebidas do passado... É inventar novas abordagens para a estrutura do processo que tolerem pequena ou nenhuma semelhança com abordagens de situações anteriores (HAMMER, 1994);
• Reengenharia é repensar os fundamentos e mudar radicalmente os processos de egocio, objetivando alcançar...
tracking img