Tecnologia de processamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NTRODUÇÃO

Todas as operações usam algum tipo de tecnologia de processo, sendo que a ela auxilia a produção a atender uma clara necessidade de mercado; em outras ocasiões, torna-se disponível e uma operação escolher adota-la na expectativa de que possa explorar seu potencial de alguma forma.

Qualquer que seja a motivação, entretanto, todos os gerentes de produção precisamentender o que as tecnologias emergentes podem fazer, que vantagens podem ser dadas e que limitações ela pode impor a operação produtiva.

Como definição a tecnologia de processos pode ser entendida como dispositivos, maquinas e equipamentos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores de forma a agregar valor e atingir objetivos estratégicos da produção.

Aimportância de desenvolver tecnologia de produto e de processo varia de acordo com a influência do estágio de vida do produto ou serviço. No estágio de introdução do ciclo de vida de um produto ou serviço, é a tecnologia do produto ou serviço em si que provavelmente vai dominar.


À medida que o produto ou serviço se move ao longo de seu ciclo de vida, a taxa de inovação de sua tecnologiaprovavelmente vai decrescer, enquanto a taxa de inovação associada com a tecnologia do processo provavelmente vai aumentar.






























Tecnologia de processos



Houve nos últimos anos uma grande mudança relacionadas ao desenvolvimento das tecnologias na aplicação de processos, porem esse desenvolvimento esta com seu ritmodiminuindo de forma gradativa. Poucas operações deixaram de ser afetadas por isso, dado que todas as operações utilizam algum tipo de processo tecnológico, seja um simples link na Internet ou a mais complexa e sofisticada tecnologia das fabricas automatizadas, todos os gerentes de produção precisam entender o que as tecnologias emergentes podem fazer, em termos gerais, como funcionam, que vantagens atecnologia pode oferecer e que limitações ela pode impor a operação produtiva. Também devem ser capazes de articular o que a tecnologia e capaz de fazer, esta envolvidos na escolha da tecnologia em si, gerenciar suas instalações, integra-la com o resto da operação, atualiza-las e finalmente substituí-las quando necessário.




Os gerentes de produção não precisam ser experts em engenharia,computação, biologia, eletrônica ou qualquer que seja a ciência principal da tecnologia. Eles precisam, entretanto, saber o suficiente sobre os princípios por trás da tecnologia, para estarem confortáveis ao avaliar alguma informação técnica, ser capaz de lidar com os experts na tecnologia e confiantes o bastante para fazer compreensões relevantes.




A base de muitas das tecnologiasdesenvolvidas é a disponibilidade de microprocessamento barato e poderoso. Elas podem ser classificadas pelo seu recurso transformado:

• Materiais
• Informação
• Consumidores


Na sobreposição entre tecnologia de processo a tecnologia de produto\serviço em operações de serviços. Em alguns casos, tecnologia de processo e tecnologia de produtos/serviço sãobasicamente a mesma coisa.


Algumas tecnologias são periféricas para a criação real de bens e serviços mas desempenham um papel importante, facilitando o processo de transformação direta dos inputs da operação. Por exemplo, sistemas de computados que planejam e controlam as atividades, sistema de contabilidade e sistema de controle de estoque pode ser usado para ajudar os gerentes eoperadores e controlar e melhorar os processos produtivos. De fato muitos negócios gastam mais com sistemas de computados que controlam seus processos do que com a tecnologia direta, que atua nos matérias, informações e clientes.


















Tecnologia de processamento de matérias


Avanços tecnológicos fizeram com que a forma pela qual metais, práticos, tecidos e...
tracking img