Exercicio de alta e baixa complexidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE BAIXA E ALTA COMPLEXIDADE


RESUMO
Slackline é um dos exercicios no qual falaremos nesse trabalho é uma evolução que a grosso modo seria uma brincadeira numa corda bamba, slackline é originário do mundo das escaladas e tornou-se popular para o treinamento do equilíbrio.Outro exercício que falaremos nesse trabalho é jogar bola que usamos como exercício de baixa complexidade.Palavras-chave: Exercícios, Slackline, Jogar Bola.

1 INTRODUÇÃO
O equilíbrio corporal depende de um delicado controlo efetuado pelo sistema nervoso central sobre o estado dos músculos e das articulações, de tal forma que o corpo possa manter-se em determinadas posições estáticas sem ceder à força da gravidade ou ainda deslocar-se harmoniosamente resistindo à inatividade dos movimentos, à forçada gravidade, à força centrífuga. Trata-se de um controlo inconsciente, mas constante e dinâmico, exceto quando estamos deitados, pois para não cairmos é necessário que se mantenha sempre uma certa tensão muscular, que uns músculos estejam mais contraídos e outros mais relaxados, que ao efetuarmos cada movimento sejam feitos os ajustes adequados dessa tensão. Trata-se de algo fundamental, tendo emconta que o ser humano, utiliza apenas dois membros para andar por isso, para conservar o equilíbrio, é preciso que as forças produzidas pelos músculos se equilibrem continuamente, que a sua ação seja de tal forma coordenada que enquanto uns se contraem, outros se relaxem.
Para poder ordenar os devidos ajustes, o sistema nervoso central deve contar permanentemente com a informação precisasobre a posição de cada uma das partes do nosso corpo. Esta informação provém de várias fontes. Por um lado, os receptores sensitivos localizados na pele e mais profundamente, sobretudo nas articulações, proporcionam ao encéfalo, através dos nervos, uma valiosa informação sobre a situação do corpo no espaço e sobre a posição relativa de todas as partes do corpo. Por outro lado, a visão proporciona umaideia global da situação do corpo relativamente ao espaço envolvente e pontos de referência de grande importância. Por último, tão valiosas como as anteriores informações são as que oferecem o aparelho vestibular do ouvido interno sobre a posição e os movimentos da cabeça.
Toda a informação chega de forma constante ao encéfalo, em especial aos centros nervosos localizados no tronco cerebral e nocerebelo, onde é analisada automaticamente para que, a seguir, surjam as ordens correspondentes para os diversos músculos corporais, de modo a relaxarem ou contraírem, dependendo das necessidades.

2.EQUILÍBRIO
Para manter o equilíbrio corporal estático é necessário um conjunto de estruturas funcionais entrosadas, o sistema vestibular, óptico e proprioceptivo. A manutenção do equilíbrio émantida pelo sistema vestibular onde detecta as sensações do equilíbrio sendo composto de um sistema de tubos ósseos chamados de labirinto ósseo que é composto por tubos membranosos e câmaras chamadas de labirinto membranoso que é responsável pela parte funcional do sistema vestibular.
O sistema vestibular é constituído por três partes, a cóclea, vestíbulo e os canais sem circulares (DANGELO;FATTINI, 2002).

Trata-se de um controle inconsciente mais constante e dinâmico, exceto quando estamos deitados, pois para não cairmos é necessário que se mantenha sempre uma tensão muscular, que uns músculos estejam sempre mais contraídos e outros mais.

3. FUNÇÃO DO APARELHO VESTIBULAR

No aparelho vestibular do ouvido interno, encontra-se o autêntico órgão do equilíbrio uma série deestruturas dotadas de células sensoriais especializadas que, em conjunto, detectam constantemente a posição da cabeça em estado de repouso e os movimentos que realiza. Nestas células sensoriais, distinguem-se dois polos, o superficial, provido de cílios, espécie de pêlos muito reduzidos, cobertos por uma massa gelatinosa imersa no líquido que ocupa todo o aparelho vestibular no outro polo,...
tracking img