Praticas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1-Rotinas Trabalhistas

1.1-Contribuição Sindical;
1.2-Descontos de INSS e IRRF dos Empregados.
1.3-Falta;
1.4-Hora Extra;
1.5-Pagamentos de RSR ;
1.6-Encargos Sociais-INSS parte da empresa e FGTS;

*Desenvolvimento
2-Diferenças Individuais e a Liderança

2.1-Diferenças Individuais;
2.2-Diferenças Entre Grupos ou Equipes;
2.3-Estilos de Liderança;3-Processo Contabil

3.1-Lançamentos Contabéis no Livro Diário;
3.2-Lançamentos Contabéis no Livro Razão;
3.3-Balancete de Verificação;

4-Juros compostos

4.1-Taxas de Juros Nominais;
4.2-Taxas de Juros Efetivos;
4.3-Taxas de Juros Proporcionais;
4.4-Taxas de Juros Equivalentes;
*Conclusão
5-Análise Mercadológica Regional

5.1-Análise de Mercado;
5.2-Demanda,oferta e equilíbrio domercado;
5.3-Estruturas de Mercado;

6- Referências
| | | | | |
| | | | | |

INTRODUÇÃO
1-Rotinas Trabalhista
1.1-Contribuição Sindical
De acordo com o artigo 149 da Constituição Federal prevê A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: Compete exclusivamente a união instituir contribuições sociais, de intervenção do domínio econômico e deinteresse das categorias profissionais ou econômicas, não é obrigatório filiar-se a um sindicato, mas as categorias são obrigadas a contribuir anualmente, por isso fazem jus os dispostos na convecção coletiva.
A contribuição sindical é recolhida uma vez só e os empregados são obrigados a descontar de sua folha de pagamento, melhor dizendo o desconto é feito do nosso dinheiro , somosobrigados a pagar para que tenhamos nossas garantias perante as leis.

1.2-Descontos de Inss e Irrf dos Empregados

Os descontos de inss é uma contribuição que todo empregado com carteira assinada tem que recolher mensalmente, pois é com as contribuições que empregados e empregadores fiquem legalmente assegurados.
Para o empregado a contribuição é muitoimportante é benefício que lhe assegura em vários casos como: auxílio doença que é quando o empregado não está apto a exercer seu trabalho ou suas funções, a também o auxílio maternidade que é o direito de toda gestante de tirar de 4 a 6 meses de licença maternidade.
O recolhimento do inss é muito importante na hora de pedir aposentadoria seja por tempo de serviço ou por tempo decontribuição.
Já no que se refere a desconto do irrf se baseia-se no salário-base e é descontado de acordo com a tabela anual do imposto de renda.

1.3-Falta
A nossa legislação trabalhista admite algumas situações em que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem nenhum prejuízo em seu ordendo(salário). A falta só é considerada em dia útil de trabalho.As faltas são qualificadas em justificadas que é quando o empregado falta por algum motivo importante como por exemplo o falecimento de algum parente (pai ,mãe e filhos) doenças em que se constate incapacidade para o trabalho, falta por motivos de comparecimento em algum órgão de justiça.
Faltas não justificadas incidirá em descontos no seu pagamento de salário, podendotambém ser descontado do seu desconto semanal remunerado.

1.4-Hora Extra
Consiste no tempo laborado além da jornada diária estabelecida pela legislação que é paga com valor adicional sobre a hora de trabalho. Este direito esta previsto nos artigos 7º XVI, da constituição federal de 1988 e 59 da CLT.
Segundo o artigo 59 da clt só se pode acrescentar 2horas, a mas da jornada de trabalho mediante acordo entre empregador e empregado. Também vale salientar-se que a hora extra tem um valor adicional sobre o valor da hora normal e que deve ser calculada mediante média aritmética é imprescindível que se encontre o valor por hora do empregado utilizando o salário base mensal,quinzenal ou semanal, conforme o contrato de trabalho e não por dia....
tracking img