Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
1.1 A contabilidade na gestão ambiental.....................................................................4
1.2 Processos administrativos.....................................................................................5
1.3 Ambiente das organizações..................................................................................6
1.4Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade......................7
1.5 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis..................8

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

5REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO
Como podemos ver a Contabilidade nos dias de hoje tem sido um instrumento de análise, gerência e decisão, utilizada para demonstrações de gerenciamento e planejamento estratégico, alem de informar aos administradores a situação econômica - financeira da empresa, de modo que possa auxiliar na tomada de suas decisões. Esses fatos são de extrema importânciapara que o administrador atue com competência na execução da atividade operacional da empresa.
Serão apresentados aspectos relacionados tanto aos profissionais da contabilidade quanto aos profissionais da administração os processos administrativos, o ambiente das organizações , por fim, serão expostos vários aspectos que interligam a contabilidade com a administração, visando ummelhor resultado financeiro nas unidades empresariais. O empresário, ao criar uma organização econômica especializada deve dispor de uma capacidade de mensurar e atenuar riscos devido a todos os fatores que ameaçam o bom desenvolvimento de uma atividade.

No ponto de vista de Iudícibus (2000, p.19), a Contabilidade

Repousa mais na construção de um 'arquivo básico de informação contábil', quePossa ser utilizado, de forma flexível, por
Usuários, cada um com ênfases diferentes, porém, extraídos
Todos os informes do arquivo básico ou 'data-base' estabelecido pela Contabilidade

1.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

O trabalho do gestor sofre séria desvalorização, principalmente por parte das micro e pequenas empresas, que, tem como objetivo deminimizar custos e deixam de investir na contabilidade gerencial, cumprindo estritamente as obrigações fiscais e legais, acarretando a deficiência de instrumentos auxiliares à tomada de decisões. Por meio de inúmeros relatórios e demonstrativos da situação patrimonial fornecida pelo setor contábil, às áreas gestoras passam a tomar suas decisões, levando-se em conta fatos cujos acertos estãocomprovados em seu passado, ou alterar rumos de suas ações baseadas em desacertos anteriores. Apesar da aparente eficácia plena da transmissão, recepção e assimilação dos dados contábeis pela administração, o que realmente ocorre é uma flexibilização por parte destas quanto às medidas corretas a serem tomadas frente às intempestividades econômicas, ou seja, nem sempre tudo que constata nas demonstrações edocumentos representam fidedignamente a constante real e por isso as decisões devem levar em conta uma análise ampla e perspicaz daquele que é responsável pelas mesmas.

1.2 OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

1. O planejamento é um dos principais para o desenvolvimento das funções gerenciais da empresa, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão. Oplanejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio. Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que...
tracking img