Ppi a musica como processo de desenvolvimento na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






Faculdade Sumaré




Pedagogia






Alessandra Oliveira
Jéssica Tamares de M. Cerozi
Patrícia Cristiane S. Melo
Pámela Cristina
Renata Fernanda B. Silva
Shirlei Gomes Jacinto
Tamiris Oliveira de Queiroz




A música como processo de desenvolvimento na Educação Infantil




São Paulo

2011
[pic]




Faculdade Sumaré





PedagogiaAlessandra Oliveira
Jéssica Tamares de M. Cerozi
Patrícia Cristiane S. Melo
Pámela Cristina
Renata Fernanda B. Silva
Shirlei Gomes Jacinto
Tamiris Oliveira de Queiroz




A música como processo de desenvolvimento na Educação Infantil





[pic]São Paulo

2011
Hipótese

Acreditamos que a música no processo de desenvolvimento na educação infantil, traz questões relevantesque ajudam no processo de construção do conhecimento.
Esta arte apesar de ser reconhecida e obrigatória na Educação Básica, ainda existe uma abstinência da música como parte do processo de desenvolvimento e educação da criança.
Mas para que essa linguagem seja inserida, é necessário que as escolas estejam abertas para aceitar a música como parte do processo educativo e não mais como umpassatempo ou um momento de descontração para o dia a dia.







































Justificativa

Essa pesquisa se deu por acreditarmos que a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança, tendo em vista o mundo globalizado em que vivemos e a necessidadepungente de comunicação verbal, mediante a inserção do educando na sociedade.
A música pode também ajudar o aluno a desenvolver uma sensibilidade musical, favorecendo na concentração motora, socialização e disciplina.









































Objetivos

Observar se há necessidade de ter um profissional formado ou se o próprioeducador pode desenvolver esta arte.
Compreender qual a importância que as escolas têm dado a linguagem musical e como é utilizada no processo de desenvolvimento infantil.












































Referencial Teórico

A música iniciou-se há séculos atrás, pela tentativa do homem em reproduzir os sons da natureza,e possui uma série de lendas a respeito de seu inicio.
No Brasil a música foi utilizada por muito tempo como uma forma condicionadora, adestradora, para hora do lanche ou hora de ir embora, o que tornava a experiência musical vazia e sem nenhum significado.
A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em variasculturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ouvir musica aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolve o gosto pela atividade musical.
A musicalização na educação infantil não tem por objetivo formar músicos, e sim propiciar a criança o contato com a linguagem musical, que possui um papelimportante na educação de crianças, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora no processo de aprendizagem.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer de ouvir musica, na imaginação, memória, concentração, atenção, respeito aopróximo, a socialização enfim, também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Quando utilizamos a música em sala de aula estamos trabalhando com um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir além de melhorar a atenção, concentração, memória e raciocínio lógico. Quando o professor utiliza o processo contínuo de...
tracking img