Tema: ambiente alfabetizador subtema: aprendendo a ler e escrever por meio da música.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3164 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pedagogia
Disciplina: Projeto Profissional Interdisciplinar (PPI)

Tema: Ambiente Alfabetizador
Subtema: Aprendendo a ler e escrever por meio da música.

São Paulo
2008

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------04
2. PROBLEMATIZAÇÃO----------------------------------------------06
3.JUSTIFICATIVA-------------------------------------------------------07
4. OBJETIVOS------------------------------------------------------------08
5. METODOLOGIA DA PESQUISA---------------------------------09
6. CONCLUSÃO----------------------------------------------------------11
7. BIBLIOGRAFIA--------------------------------------------------------12
8. Anexos-------------------------------------------------------------------13Introdução

O presente trabalho de pesquisa visa explorar alguns aspectos na área da alfabetização por meio da música com o objetivo de desenvolver nas crianças um estímulo cerebral mais potente, afirma o neuropediatra Muszkat (UNIFESP) ““...o contato com a musica ativa várias áreas cerebrais. Os impulsos nervosos provocados pela musica também alcançam a região do cérebro em que sãoexperimentadas as emoções, é o que faz as notas musicais ganharem significado, por tudo isso, os estímulos musicais contínuos facilitam qualquer aprendizado para a criança, seja a natação seja o estudo de línguas.”
Com esta base, somada ao que afirma Ferrero e Teberosky (1999) “aprender a escrever não é apenas um processo cognitivo, mas também uma atividade social e cultural, essencial para a criaçãode vínculos entre cultura e conhecimento” este trabalho visa aprofundar a construção do conhecimento da criança nomeadamente no que se refere a alfabetização por meio da musica. Avaliar os procedimentos no domínio da pedagogia de modo a contribuir para um melhor desempenho. Compreender os princípios e aplicativos da musica no processo alfabetizador.
Analisar diferentes contextos sociais com oobjetivo de contribuir para o desenvolvimento da área nos diferentes papeis que a educação pode desempenhar no contexto musical. Segundo Moreira ( ) para existir uma aprendizagem significativa são necessários dois pressupostos um deles é que o individuo que esta aprendendo queira realmente aprender e o outro é que as condições de aprendizado sejam favoráveis para que ele ocorra, criar estascondições é uma das funções do professor.
Com a consciência de que a educação é o foco mais importante no desenvolvimento de uma sociedade, é com ela que desenvolvemos e crescemos melhores como nação e como cidadãos éticos.
Nosso objeto de pesquisa é a musica no processo alfabetizador. Ferrero (2001) observa que o desenvolvimento da escrita ocorre na interação sociocultural que oindividuo mantém com o objeto de conhecimento - neste caso a musica e algumas possíveis interações que possam ser feitas no intuito de auxiliar o sujeito no processo de alfabetização.
Ferrero (2001) afirma ainda que a alfabetização representa um dos processos cognitivos mais complexos, sob o enfoque da Psicologia Genética Piagetiana. Visto a alfabetização ser o estágio mais importante doprocesso de aprendizagem de uma criança e que o convívio da criança com a leitura e a escrita desde cedo se apresenta de maneira natural e espontânea através dos símbolos lingüísticos.
Na nossa proposta a música vem ao encontro das características e necessidades dos educandos, pois ela permite uma interação natural entre alguns símbolos lingüísticos e os educandos, facilitando assim acompreensão, organização, adequando situações didáticas que favoreçam o seu desenvolvimento.
Efetivamente, o êxito de cada educando pode ser aguçado pela produção de sons e dos seus movimentos, na dramatização espontânea. Se compararmos com outros tipos de lazer, a música representa inegavelmente uma oportunidade para o desenvolvimento intelectual e emocional, por ser uma atividade individual e...
tracking img