Potifolio - rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

WARLEY ALMEIDA CARRIJO



a gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual

Caiapônia
2012

WARLEY ALMEIDA CARRIJO

a gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de RecursosHumanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teorias da Administração, Análise Econômica e Social, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoais.

Prof. Ulysses Januzzi, Joenice Leandro Diniz, Henry Nonaka, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.

Caiapônia
2012
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4
2 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO......................................................................... 5
3 RELAÇÕES INTERPESSOAIS.......................................................................... 6
4 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANOS........................................ 8
5 ANÁLISE ECONÔMICA ESOCIAL.................................................................... 9
CONCLUSÃO........................................................................................................ 12
BIBLIOGRAFIA...................................................................................................... 13

2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Uma das funções primordiais de um administrador diz respeito ao gerenciamento e liderança de pessoas. Estaatividade envolve aspectos relacionados com diversas áreas do conhecimento, como competências, capacidade de agregar pessoas em torno dos objetivos delineados pelas organizações, sensibilidade para obter a cooperação e o comprometimento de seus subordinados na consecução daquilo que foi planejado, entre outros.
As pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivospessoais e individuais, assim como as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingi seus objetivos gerais e estratégicos.
O setor encontra-se em evidência por estar focado nas pessoas, descobrindo e explorando seu potencial como uma troca, dando-lhes benefícios e aproveitando-os. As pessoassão parceiras da organização e cada um está disposto a continuar investindo seus recursos na medida em que obtém retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos. Através de seus resultados, a organização pode proporcionar um retorno as contribuições efetuadas e hoje o parceiro mais interno da organização é o colaborador, que está dentro da empresa dando vida e dinamismo.
O conceito deadministração de RH foi construído sobre as bases de otimização dos recursos, em que as pessoas eram vistas como uma parte do funcionamento da engrenagem. O significado de administrador refere-se ao processo interpessoal de influência através do qual os gerentes se comunicam com os subordinados sobre a realização do trabalho. Os estilos de administração e poder tem gerado vivo interesse, debate eocasionalmente, confusão através de toda a evolução do pensamento administrativo. A arte de administrar pessoas é tipicamente definida como o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupo num esforço para a realização de objetivos.
Teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque da teoria administrativa, a abordagem das ciências do comportamento, oabandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas.
Surgiu em 1947, com o livro O Comportamento Administrativo, de Herbert Alexander Simon que dá início da teoria das decisões e críticas as teoria clássica e das relações humanas, iniciando a teoria comportamental.
Maslow apresentou a teoria da motivação, segundo a qual...
tracking img